Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática. |
id |
UFRGS-7_ca069eadf8a2db8f72370c6362284ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/94559 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anosTDICAmbiente de AprendizagemEnsino MédioEducação TecnológicaTecnologias na EducaçãoEste estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9455910.22456/1982-1654.94559Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559/55727Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Silvia CotaRamos, Ivo de Jesus2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/94559Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
title |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
spellingShingle |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos Machado, Silvia Cota TDIC Ambiente de Aprendizagem Ensino Médio Educação Tecnológica Tecnologias na Educação |
title_short |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
title_full |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
title_fullStr |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
title_full_unstemmed |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
title_sort |
Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos |
author |
Machado, Silvia Cota |
author_facet |
Machado, Silvia Cota Ramos, Ivo de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Ivo de Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Silvia Cota Ramos, Ivo de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Ambiente de Aprendizagem Ensino Médio Educação Tecnológica Tecnologias na Educação |
topic |
TDIC Ambiente de Aprendizagem Ensino Médio Educação Tecnológica Tecnologias na Educação |
description |
Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559 10.22456/1982-1654.94559 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.94559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559/55727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184144404480 |