Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Silvia Cota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Ivo de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.
id UFRGS-7_ca069eadf8a2db8f72370c6362284ff1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94559
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anosTDICAmbiente de AprendizagemEnsino MédioEducação TecnológicaTecnologias na EducaçãoEste estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9455910.22456/1982-1654.94559Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559/55727Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Silvia CotaRamos, Ivo de Jesus2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/94559Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
title Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
spellingShingle Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
Machado, Silvia Cota
TDIC
Ambiente de Aprendizagem
Ensino Médio
Educação Tecnológica
Tecnologias na Educação
title_short Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
title_full Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
title_fullStr Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
title_full_unstemmed Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
title_sort Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos
author Machado, Silvia Cota
author_facet Machado, Silvia Cota
Ramos, Ivo de Jesus
author_role author
author2 Ramos, Ivo de Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Silvia Cota
Ramos, Ivo de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Ambiente de Aprendizagem
Ensino Médio
Educação Tecnológica
Tecnologias na Educação
topic TDIC
Ambiente de Aprendizagem
Ensino Médio
Educação Tecnológica
Tecnologias na Educação
description Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que analisou a produção acadêmica sobre a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino médio, em especial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos últimos 8 anos. A partir da busca no Portal de Periódicos da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram selecionados 13 artigos para análise. Os artigos foram categorizados e analisados conforme Bardin (2016). A análise possibilitou compreender: (1) as experiências de interação dos estudantes com as TDIC nas atividades escolares; (2) a incorporação das TDIC nas práticas pedagógicas dos professores para mediar as atividades de ensino; (3) análise dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo sinaliza que os professores reconhecem as potencialidades das TDIC, sua incorporação tornou-se crescente a partir de 2015 e em sua maioria está concentrada nos campos das ciências e matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559
10.22456/1982-1654.94559
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.94559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559/55727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184144404480