Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362 |
Resumo: | A nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores. |
id |
UFRGS-7_cca31814c25699337ce954a82e1ec6e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/58362 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandidoInformática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do TeatroPedagogia do Teatro e TecnologiaA nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5836210.22456/1982-1654.58362Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOSInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362/37568Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fernanda AreiasCastro, Juan Carlos2016-06-03T02:34:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/58362Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
title |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
spellingShingle |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido Oliveira, Fernanda Areias Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro Pedagogia do Teatro e Tecnologia |
title_short |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
title_full |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
title_fullStr |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
title_full_unstemmed |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
title_sort |
Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido |
author |
Oliveira, Fernanda Areias |
author_facet |
Oliveira, Fernanda Areias Castro, Juan Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Juan Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fernanda Areias Castro, Juan Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro Pedagogia do Teatro e Tecnologia |
topic |
Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro Pedagogia do Teatro e Tecnologia |
description |
A nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362 10.22456/1982-1654.58362 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.58362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362/37568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183172374528 |