Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Areias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Castro, Juan Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362
Resumo: A nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores.
id UFRGS-7_cca31814c25699337ce954a82e1ec6e7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58362
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandidoInformática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do TeatroPedagogia do Teatro e TecnologiaA nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5836210.22456/1982-1654.58362Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOSInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362/37568Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fernanda AreiasCastro, Juan Carlos2016-06-03T02:34:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/58362Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
title Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
spellingShingle Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
Oliveira, Fernanda Areias
Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro
Pedagogia do Teatro e Tecnologia
title_short Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
title_full Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
title_fullStr Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
title_full_unstemmed Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
title_sort Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido
author Oliveira, Fernanda Areias
author_facet Oliveira, Fernanda Areias
Castro, Juan Carlos
author_role author
author2 Castro, Juan Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Areias
Castro, Juan Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro
Pedagogia do Teatro e Tecnologia
topic Informática na Educação. Arte e Tecnologia. Pedagogia do Teatro
Pedagogia do Teatro e Tecnologia
description A nova perspectiva na arte contemporânea apresenta objetos artísticos que se utilizam do computador ou de máquinas analógicas para propor diferentes formas de apreciação. No teatro, observamos uma forte tendência no uso da tecnologia do vídeo em cenários, projeções em corpos e performances interativas. Com uma perspectiva diferente, na pedagogia do teatro ainda trabalhamos com um forte vinculo à cena clássica, baseando sua estruturação em jogos teatrais. Este artigo pretende discutir o atual estado do teatro e tecnologia nas aulas de teatro do Brasil. Nossa questão central é baseada a articulação entre a tendência em arte contemporânea e as reais possibilidades em nossas aulas de teatro. Para nosso suporte teórico, nos articularemos as ideias de Philip Auslander , e sua atenção sobre o novo espectador imerso no contexto da mídia digital, Michael Anderson e as atuais circunstâncias das tecnologias nas aulas de teatro, em diálogo com o pesquisadores da arte educação brasileiros. Palavras chave: Pedagogia do Teatro, Arte Educação e Formação de Professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362
10.22456/1982-1654.58362
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.58362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/58362/37568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 1 (2016): EDUCAÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIAS E PROCESSOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183172374528