Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ozório Ferraz, Paulo Fernando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Torres de Oliveira, Pedro, Hornink, Gabriel Gerber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508
Resumo: The computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities.
id UFRGS-7_ddb80c38e1b4b6a6531aaf4fa1a2bd4c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/51508
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no MoodleVirtual learning environmentAssessmentIndicatorsIndicationsAmbiente virtual de aprendizagemAvaliaçãoIndicadoresIndicadores para acompanhamento de estudantes no MoodleThe computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities.A aprendizagem mediado por computador está se expandindo cada vez mais no ensino superior de graduação e pós-graduação, sendo o Moodle um dos ambientes virtuais de aprendizagens mais utilizados. Uma das dificuldades no acompanhamento desses cursos é a visualização global das ações dos usuários (estudantes, tutores etc). Objetivou-se nesse trabalho identificar os dados de uso das ferramentas (tabelas de Log) e construir, a partir desses, indicadores de participação e colaboração global, apresentados em gráficos por período. Focou-se na ferramenta o uso por tutores, professores e coordenadores de cursos a distância (EAD), sendo que essa apresentou potencial uso para moderação das interações e acompanhamento global das atividades. Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Avaliação. Indicadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5150810.22456/1982-1654.51508Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508/34474Ozório Ferraz, Paulo FernandoTorres de Oliveira, PedroHornink, Gabriel Gerberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-29T20:38:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/51508Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-07-29T20:38:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
title Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
spellingShingle Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
Ozório Ferraz, Paulo Fernando
Virtual learning environment
Assessment
Indicators
Indications
Ambiente virtual de aprendizagem
Avaliação
Indicadores
Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle
title_short Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
title_full Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
title_fullStr Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
title_full_unstemmed Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
title_sort Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
author Ozório Ferraz, Paulo Fernando
author_facet Ozório Ferraz, Paulo Fernando
Torres de Oliveira, Pedro
Hornink, Gabriel Gerber
author_role author
author2 Torres de Oliveira, Pedro
Hornink, Gabriel Gerber
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ozório Ferraz, Paulo Fernando
Torres de Oliveira, Pedro
Hornink, Gabriel Gerber
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual learning environment
Assessment
Indicators
Indications
Ambiente virtual de aprendizagem
Avaliação
Indicadores
Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle
topic Virtual learning environment
Assessment
Indicators
Indications
Ambiente virtual de aprendizagem
Avaliação
Indicadores
Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle
description The computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508
10.22456/1982-1654.51508
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.51508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508/34474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183116800000