Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508 |
Resumo: | The computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities. |
id |
UFRGS-7_ddb80c38e1b4b6a6531aaf4fa1a2bd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/51508 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no MoodleVirtual learning environmentAssessmentIndicatorsIndicationsAmbiente virtual de aprendizagemAvaliaçãoIndicadoresIndicadores para acompanhamento de estudantes no MoodleThe computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities.A aprendizagem mediado por computador está se expandindo cada vez mais no ensino superior de graduação e pós-graduação, sendo o Moodle um dos ambientes virtuais de aprendizagens mais utilizados. Uma das dificuldades no acompanhamento desses cursos é a visualização global das ações dos usuários (estudantes, tutores etc). Objetivou-se nesse trabalho identificar os dados de uso das ferramentas (tabelas de Log) e construir, a partir desses, indicadores de participação e colaboração global, apresentados em gráficos por período. Focou-se na ferramenta o uso por tutores, professores e coordenadores de cursos a distância (EAD), sendo que essa apresentou potencial uso para moderação das interações e acompanhamento global das atividades. Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Avaliação. Indicadores.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5150810.22456/1982-1654.51508Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508/34474Ozório Ferraz, Paulo FernandoTorres de Oliveira, PedroHornink, Gabriel Gerberinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-29T20:38:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/51508Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2015-07-29T20:38:34Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
title |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
spellingShingle |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle Ozório Ferraz, Paulo Fernando Virtual learning environment Assessment Indicators Indications Ambiente virtual de aprendizagem Avaliação Indicadores Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle |
title_short |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
title_full |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
title_fullStr |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
title_sort |
Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle |
author |
Ozório Ferraz, Paulo Fernando |
author_facet |
Ozório Ferraz, Paulo Fernando Torres de Oliveira, Pedro Hornink, Gabriel Gerber |
author_role |
author |
author2 |
Torres de Oliveira, Pedro Hornink, Gabriel Gerber |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ozório Ferraz, Paulo Fernando Torres de Oliveira, Pedro Hornink, Gabriel Gerber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtual learning environment Assessment Indicators Indications Ambiente virtual de aprendizagem Avaliação Indicadores Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle |
topic |
Virtual learning environment Assessment Indicators Indications Ambiente virtual de aprendizagem Avaliação Indicadores Indicadores para acompanhamento de estudantes no Moodle |
description |
The computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508 10.22456/1982-1654.51508 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.51508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508/34474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 1 (2015): EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183116800000 |