O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792 |
Resumo: | O presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade. |
id |
UFRGS-7_e48d6414e30300d3941c48eba7f1e546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/53792 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.Revisão bibliográficapesquisametodologiacriançafotografia.O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com criançasO presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5379210.22456/1982-1654.53792Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792/41094Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Paula2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/53792Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
title |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
spellingShingle |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. Marques, Paula Revisão bibliográfica pesquisa metodologia criança fotografia. O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças |
title_short |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
title_full |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
title_fullStr |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
title_full_unstemmed |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
title_sort |
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura. |
author |
Marques, Paula |
author_facet |
Marques, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão bibliográfica pesquisa metodologia criança fotografia. O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças |
topic |
Revisão bibliográfica pesquisa metodologia criança fotografia. O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças |
description |
O presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792 10.22456/1982-1654.53792 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.53792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792/41094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183130431488 |