O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792
Resumo: O presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade.
id UFRGS-7_e48d6414e30300d3941c48eba7f1e546
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/53792
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.Revisão bibliográficapesquisametodologiacriançafotografia.O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com criançasO presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5379210.22456/1982-1654.53792Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLAInformática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792/41094Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Paula2017-12-13T18:11:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/53792Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-13T18:11:56Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
title O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
spellingShingle O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
Marques, Paula
Revisão bibliográfica
pesquisa
metodologia
criança
fotografia.
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças
title_short O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
title_full O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
title_fullStr O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
title_full_unstemmed O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
title_sort O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças: uma revisão de literatura.
author Marques, Paula
author_facet Marques, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão bibliográfica
pesquisa
metodologia
criança
fotografia.
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças
topic Revisão bibliográfica
pesquisa
metodologia
criança
fotografia.
O uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças
description O presente estudo teve como proposta a realização de uma revisão de literatura referente à temática do uso da fotografia como estratégia metodológica em pesquisas com crianças. Entende-se que a prática de revisão de literatura é fundamental para a produção do conhecimento científico, oferecendo ao pesquisador um olhar abrangente, tanto sobre as produções já realizadas, bem como para a identificação de novas questões que envolvam a temática em foco. Para tanto, a pesquisa recorreu à produções indexadas no período de 2003 a 2013 presentes nas bases LILACS e SciELO. O levantamento das publicações foi realizado a partir dos seguintes descritores: pesquisa, criança, infância, metodologia, investigação e fotografia. O tratamento de dados foi realizado da seguinte forma: mapeamento das fontes bibliográficas, leitura e fichamento dos dados coletados, ordenamento das publicações, análise e realização de relatório final. A perspectiva teórica que orientou a análise de dados se sustentou em alguns princípios da Análise Institucional considerando os estudos da sócioanálise Rene Lourau (1993). A partir das publicações selecionadas, os resultados da pesquisa demostram o uso crescente e diversificado de formas como a fotografia vem sendo utilizada metodologicamente em pesquisas que envolvem crianças. Verificou-se também que a maioria das publicações investem em uma forte articulação entre teoria, método e o exercício ético frente às crianças que participam de processos investigativos que utilizam a fotografia como recurso de coleta e produção de dados. Outro ponto relevante refere-se ao elevado número de estudos que utilizam a fotografia como uma estratégia metodológica que concebe a criança como protagonista e ator social nos processos investigativos, denotando um compromisso ético-político com a produção de conhecimento no campo da infância na contemporaneidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792
10.22456/1982-1654.53792
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.53792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/53792/41094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 19 No. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Informática na educação: teoria & prática; v. 19 n. 3 set/dez (2016): EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e TECNOLOGIAS NA ESCOLA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183130431488