Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem. |
id |
UFRGS-7_f9b85b57150b0e3585c9d6a0a7c33cf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/14223 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionaisMediação pedagógicaaprendizagemambientes virtuaisagentes inteligentesmineração de textosInformática na EducaçãoEste trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa acadêmicaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1422310.22456/1982-1654.14223Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational InterfacesInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223/16840Padilla Severo, Carlos EmilioPasserino, Liliana MariaGluz, João CarlosRaminelli, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T17:23:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/14223Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-05-03T17:23:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
title |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
spellingShingle |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais Padilla Severo, Carlos Emilio Mediação pedagógica aprendizagem ambientes virtuais agentes inteligentes mineração de textos Informática na Educação |
title_short |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
title_full |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
title_fullStr |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
title_full_unstemmed |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
title_sort |
Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais |
author |
Padilla Severo, Carlos Emilio |
author_facet |
Padilla Severo, Carlos Emilio Passerino, Liliana Maria Gluz, João Carlos Raminelli, Álvaro |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Gluz, João Carlos Raminelli, Álvaro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padilla Severo, Carlos Emilio Passerino, Liliana Maria Gluz, João Carlos Raminelli, Álvaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação pedagógica aprendizagem ambientes virtuais agentes inteligentes mineração de textos Informática na Educação |
topic |
Mediação pedagógica aprendizagem ambientes virtuais agentes inteligentes mineração de textos Informática na Educação |
description |
Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa acadêmica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223 10.22456/1982-1654.14223 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.14223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223/16840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational Interfaces Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182273744896 |