Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilla Severo, Carlos Emilio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Gluz, João Carlos, Raminelli, Álvaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.
id UFRGS-7_f9b85b57150b0e3585c9d6a0a7c33cf7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/14223
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionaisMediação pedagógicaaprendizagemambientes virtuaisagentes inteligentesmineração de textosInformática na EducaçãoEste trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa acadêmicaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1422310.22456/1982-1654.14223Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational InterfacesInformática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223/16840Padilla Severo, Carlos EmilioPasserino, Liliana MariaGluz, João CarlosRaminelli, Álvaroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-03T17:23:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/14223Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-05-03T17:23:43Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
spellingShingle Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
Padilla Severo, Carlos Emilio
Mediação pedagógica
aprendizagem
ambientes virtuais
agentes inteligentes
mineração de textos
Informática na Educação
title_short Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_full Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_fullStr Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_full_unstemmed Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
title_sort Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem através de agentes de mineração de dados educacionais
author Padilla Severo, Carlos Emilio
author_facet Padilla Severo, Carlos Emilio
Passerino, Liliana Maria
Gluz, João Carlos
Raminelli, Álvaro
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Gluz, João Carlos
Raminelli, Álvaro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilla Severo, Carlos Emilio
Passerino, Liliana Maria
Gluz, João Carlos
Raminelli, Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação pedagógica
aprendizagem
ambientes virtuais
agentes inteligentes
mineração de textos
Informática na Educação
topic Mediação pedagógica
aprendizagem
ambientes virtuais
agentes inteligentes
mineração de textos
Informática na Educação
description Este trabalho apresenta a proposta de uma arquitetura de agentes inteligentes para mineração de indícios de mediação da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os indícios são a base para identificação de níveis de regulação dos alunos. Tais níveis de regulação indicarão estratégias pedagógicas ao professor para auxílio no processo de mediação pedagógica. Neste artigo é apresentada a arquitetura de agentes, bem como, resultados preliminares da aplicação de testes para classificação do conteúdo resultante das interações dos alunos no ambiente, visando identificação dos níveis de regulação da aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa acadêmica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223
10.22456/1982-1654.14223
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.14223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14223/16840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 14 No. 2 (2011): Data Mining, Distance Learning and Educational Interfaces
Informática na educação: teoria & prática; v. 14 n. 2 (2011): Mineração de Dados, Ensino a Distância e Interfaces Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182273744896