Ensino de História: saberes em lugar de fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Penna, Fernando de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080
Resumo: Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.
id UFRGS-9_28a1ae3ed9b6727ebb6709684fde9775
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/15080
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Ensino de História: saberes em lugar de fronteiraEnsino de História. Lugar de Fronteira. Currículo. Saber Docente. Retórica.Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.FACED - UFRGS2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080/11518Monteiro, Ana Maria Ferreira da CostaPenna, Fernando de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-22T14:25:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/15080Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-04-22T14:25:01Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
title Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
spellingShingle Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Ensino de História. Lugar de Fronteira. Currículo. Saber Docente. Retórica.
title_short Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
title_full Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
title_fullStr Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
title_full_unstemmed Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
title_sort Ensino de História: saberes em lugar de fronteira
author Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
author_facet Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Penna, Fernando de Araújo
author_role author
author2 Penna, Fernando de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa
Penna, Fernando de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História. Lugar de Fronteira. Currículo. Saber Docente. Retórica.
topic Ensino de História. Lugar de Fronteira. Currículo. Saber Docente. Retórica.
description Esse artigo tem por objetivo discutir a construção teórico-metodológica de pesquisa sobre a relação entre saberes docentes e escolares em narrativas da história escolar. Contribuições teóricas do campo do Currículo e da Didática foram articuladas a referenciais de teorias da História e da Retórica, uma vez que defendemos que a pesquisa sobre ensino de história é lugar de fronteira, onde há produção de saberes a partir de diálogos, de trocas e do reconhecimento das diferenças. Nas explicações analisadas, os professores de História utilizaram comparações, ilustrações, exemplos, metáforas, analogias para negociar a distância entre os saberes de seus alunos e os saberes objeto de ensino/aprendizagem, nos processos de produção e atribuição de sentidos aos saberes escolares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15080/11518
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 1 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 1 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984146026496