Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Moisés Alves de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994
Resumo: O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.
id UFRGS-9_31626e2e90d351512536bdfa060807e7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/22994
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno LatourLaboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994/13267Oliveira, Moisés Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:46:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/22994Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:46:21Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
title Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
spellingShingle Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
Oliveira, Moisés Alves de
Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.
title_short Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
title_full Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
title_fullStr Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
title_full_unstemmed Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
title_sort Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
author Oliveira, Moisés Alves de
author_facet Oliveira, Moisés Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Moisés Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.
topic Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.
description O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994/13267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)
Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984788803584