Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994 |
Resumo: | O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar. |
id |
UFRGS-9_31626e2e90d351512536bdfa060807e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/22994 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno LatourLaboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico.O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.FACED - UFRGS2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006)Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994/13267Oliveira, Moisés Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-14T19:46:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/22994Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-09-14T19:46:21Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
title |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
spellingShingle |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour Oliveira, Moisés Alves de Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico. |
title_short |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
title_full |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
title_fullStr |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
title_full_unstemmed |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
title_sort |
Estudos de Laboratório no Ensino Médio a partir de Bruno Latour |
author |
Oliveira, Moisés Alves de |
author_facet |
Oliveira, Moisés Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Moisés Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico. |
topic |
Laboratório Escolar. Articulação. Enunciado Científico. |
description |
O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22994/13267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 31 No. 1 (2006) Educação & Realidade; v. 31 n. 1 (2006) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984788803584 |