Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Batista, Antônio Augusto
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Ribeiro, Vera Masagão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394
Resumo: Este artigo realiza uma análise exploratória da distribuição do acesso à cultura escrita no Brasil, bem como de seus principais condicionantes. Para isso, examina dados de investigação em grande escala construídos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Os resultados da análise mostram que, no caso brasileiro, a maior parte da população tende a concentrar-se nos níveis mais elementares de alfabetismo e que uma menor ou maior duração da escolarização parece ser um dos principais fatores que regulam essa distribuição do acesso à cultura escrita. Apesar disso, os resultados evidenciam, ainda, que, na sociedade brasileira, encontram-se fortes limitações ao poder equalizador da duração da escolarização sobre o acesso a níveis mais altos de alfabetismo.
id UFRGS-9_81287a4cf1095d29d595f13ec91fbd7d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25394
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserçãoletramentoalfabetismoescolarizaçãomediçãoavaliação.Este artigo realiza uma análise exploratória da distribuição do acesso à cultura escrita no Brasil, bem como de seus principais condicionantes. Para isso, examina dados de investigação em grande escala construídos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Os resultados da análise mostram que, no caso brasileiro, a maior parte da população tende a concentrar-se nos níveis mais elementares de alfabetismo e que uma menor ou maior duração da escolarização parece ser um dos principais fatores que regulam essa distribuição do acesso à cultura escrita. Apesar disso, os resultados evidenciam, ainda, que, na sociedade brasileira, encontram-se fortes limitações ao poder equalizador da duração da escolarização sobre o acesso a níveis mais altos de alfabetismo.FACED - UFRGS2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394/14729Gomes Batista, Antônio AugustoRibeiro, Vera Masagãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T14:01:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/25394Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T14:01:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
title Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
spellingShingle Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
Gomes Batista, Antônio Augusto
letramento
alfabetismo
escolarização
medição
avaliação.
title_short Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
title_full Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
title_fullStr Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
title_full_unstemmed Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
title_sort Cultura Escrita no Brasil: modos e condições de inserção
author Gomes Batista, Antônio Augusto
author_facet Gomes Batista, Antônio Augusto
Ribeiro, Vera Masagão
author_role author
author2 Ribeiro, Vera Masagão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Batista, Antônio Augusto
Ribeiro, Vera Masagão
dc.subject.por.fl_str_mv letramento
alfabetismo
escolarização
medição
avaliação.
topic letramento
alfabetismo
escolarização
medição
avaliação.
description Este artigo realiza uma análise exploratória da distribuição do acesso à cultura escrita no Brasil, bem como de seus principais condicionantes. Para isso, examina dados de investigação em grande escala construídos pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF). Os resultados da análise mostram que, no caso brasileiro, a maior parte da população tende a concentrar-se nos níveis mais elementares de alfabetismo e que uma menor ou maior duração da escolarização parece ser um dos principais fatores que regulam essa distribuição do acesso à cultura escrita. Apesar disso, os resultados evidenciam, ainda, que, na sociedade brasileira, encontram-se fortes limitações ao poder equalizador da duração da escolarização sobre o acesso a níveis mais altos de alfabetismo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25394/14729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)
Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984833892352