PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EntreLetras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224 |
Resumo: | A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects. |
id |
UFT-4_d757aafd2c48690540256e194d213f3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2224 |
network_acronym_str |
UFT-4 |
network_name_str |
EntreLetras |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇAEducação infantilAquisição da escrita alfabéticaProjetos de letramento.A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects.Universidade Federal do Norte do Tocantins2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 107 - 1252179-3948reponame:EntreLetrasinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224/pdfCopyright (c) 2016 EntreLetrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSIMÕES, MISSILENE DA SILVADA SILVA, SILVIO PROFIRIOCAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA2017-02-10T00:37:40Zoai:ojs2.ufnt.acessoacademico.com.br:article/2224Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/indexPUBhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/oaientreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br2179-39482178-9479opendoar:2017-02-10T00:37:40EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
title |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
spellingShingle |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SIMÕES, MISSILENE DA SILVA Educação infantil Aquisição da escrita alfabética Projetos de letramento. |
title_short |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
title_full |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
title_fullStr |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
title_full_unstemmed |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
title_sort |
PROJETOS DE LETRAMENTO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA FERRAMENTA EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
author |
SIMÕES, MISSILENE DA SILVA |
author_facet |
SIMÕES, MISSILENE DA SILVA DA SILVA, SILVIO PROFIRIO CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA |
author_role |
author |
author2 |
DA SILVA, SILVIO PROFIRIO CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIMÕES, MISSILENE DA SILVA DA SILVA, SILVIO PROFIRIO CAVALCANTI, MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Aquisição da escrita alfabética Projetos de letramento. |
topic |
Educação infantil Aquisição da escrita alfabética Projetos de letramento. |
description |
A Educação Infantil é tida como um espaço firmemente marcado pela potencialização do acesso das crianças à cultura escrita. Essa modalidade educacional assume, então, a alçada de momento apropriado, para viabilizar o acesso das crianças à multiplicidade de atividades de leitura e de escrita, assim como aos múltiplos registros da linguagem (corporal, gestual, plástica, visual etc.). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância dos projetos de letramento no ensino de língua materna, bem como no processo de aquisição da escrita alfabética. Decorrente disso, pretendemos refletir acerca das transmutações ocorridas no trabalho didático com a aquisição da escrita alfabética e relatar as experiências vivenciadas em um projeto de letramento realizado em uma turma de Grupo IV (Educação Infantil), em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade do Recife.Palavras-chave: educação infantil; aquisição da escrita alfabética; projetos de letramento. Abstract : The Childhood Education is taken as a space strongly marked by the potentiation of the children's access to written culture. This educational modality therefore assumes the responsibility of the appropriate time, to facilitate the access of children to multiplicity of reading and writing activities, as well as the multiple rows of language (corporal, gestural, plastic, visual etc.). In this case, this paper aims to reflect on the relevance of literacy projects in mother tongue teaching, as well as the acquisition of alphabetic writing process. Resulting from this, we intend to reflect on the transmutations occurring in didactic work with the acquisition of alphabetic writing and report the experiences in a literacy project carried out in a class of Group IV (Childhood Education) in a Municipal Center of Childhood Education in the city of Recife.keywords: childhood education; acquisition of alphabetic writing; literacy projects. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224 |
url |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2224/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EntreLetras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Norte do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
EntreLetras; v. 7 n. 1 (2016): Temática Livre; 107 - 125 2179-3948 reponame:EntreLetras instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT) instacron:UFT |
instname_str |
Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
instacron_str |
UFT |
institution |
UFT |
reponame_str |
EntreLetras |
collection |
EntreLetras |
repository.name.fl_str_mv |
EntreLetras - Universidade Federal do Tocantins (UFT) |
repository.mail.fl_str_mv |
entreletrasuft@gmail.com || dirpesq@ufnt.edu.br |
_version_ |
1808458993156227072 |