O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Filho, Domingos Leite
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023
Resumo: RESUMO - O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.
id UFRGS-9_b197a87db0533540603fc05dca5f54f9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11023
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicosEnsino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.RESUMO - O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos. FACED - UFRGS2010-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023/7184Lima Filho, Domingos Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-16T13:21:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11023Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-16T13:21:59Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
title O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
spellingShingle O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
Lima Filho, Domingos Leite
Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.
title_short O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
title_full O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
title_fullStr O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
title_full_unstemmed O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
title_sort O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos
author Lima Filho, Domingos Leite
author_facet Lima Filho, Domingos Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Filho, Domingos Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.
topic Ensino Médio. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos. Currículo Integrado. Política Educacional.
description RESUMO - O PROEJA em Construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. O presente texto trata da concepção e construção do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Analisa-se, inicialmente, aspectos relacionados às diretrizes e princípios norteadores desta política educacional, verificando, em particular, de que forma a integração proposta é tratada em documentos normativos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Em seguida, apresenta-se o percurso seguido na implementação do PROEJA na rede de educação do Paraná no período 2007/2008 e discute-se desafios, possibilidades e limites para que tal programa venha, de fato, a constituir-se como política pública que promova a elevação de escolaridade integrada à educação profissional de jovens e adultos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11023/7184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 35 No. 1 (2010)
Educação & Realidade; v. 35 n. 1 (2010)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984073674752