Arte com Nietzsche e Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zordan, Paola
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472
Resumo: O texto apresenta as concepções de arte na Filosofia da Diferença e as implicações destas com a Educação. Coloca conceptos dos planos de imanência de Nietzsche e de Deleuze para traçar o solo de uma pedagogia ocupada em potencializar esteticamente a superfície da Terra. Deste modo traz Vênus, figura que expressa os efeitos insanos do amor, e a Terra, matéria que tudo absorve e de onde tudo vem, para mostrar o sentido trágico envolto na aprendizagem artística.
id UFRGS-9_bdb22a566ab70493dd2b6e7490f7c76a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12472
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Arte com Nietzsche e Deleuzeimanênciaplano de composiçãoperceptossensaçõesarte.O texto apresenta as concepções de arte na Filosofia da Diferença e as implicações destas com a Educação. Coloca conceptos dos planos de imanência de Nietzsche e de Deleuze para traçar o solo de uma pedagogia ocupada em potencializar esteticamente a superfície da Terra. Deste modo traz Vênus, figura que expressa os efeitos insanos do amor, e a Terra, matéria que tudo absorve e de onde tudo vem, para mostrar o sentido trágico envolto na aprendizagem artística.FACED - UFRGS2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472/7387Zordan, Paolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-21T18:00:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/12472Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2017-02-21T18:00:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte com Nietzsche e Deleuze
title Arte com Nietzsche e Deleuze
spellingShingle Arte com Nietzsche e Deleuze
Zordan, Paola
imanência
plano de composição
perceptos
sensações
arte.
title_short Arte com Nietzsche e Deleuze
title_full Arte com Nietzsche e Deleuze
title_fullStr Arte com Nietzsche e Deleuze
title_full_unstemmed Arte com Nietzsche e Deleuze
title_sort Arte com Nietzsche e Deleuze
author Zordan, Paola
author_facet Zordan, Paola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zordan, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv imanência
plano de composição
perceptos
sensações
arte.
topic imanência
plano de composição
perceptos
sensações
arte.
description O texto apresenta as concepções de arte na Filosofia da Diferença e as implicações destas com a Educação. Coloca conceptos dos planos de imanência de Nietzsche e de Deleuze para traçar o solo de uma pedagogia ocupada em potencializar esteticamente a superfície da Terra. Deste modo traz Vênus, figura que expressa os efeitos insanos do amor, e a Terra, matéria que tudo absorve e de onde tudo vem, para mostrar o sentido trágico envolto na aprendizagem artística.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12472/7387
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 30 No. 2 (2005)
Educação & Realidade; v. 30 n. 2 (2005)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984107229184