O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamberlan, Edmara Silvana Joia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Marcos Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967
Resumo: Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.
id UFRGS-9_cadc35f732dce9a718e5c1cb10f2f783
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13967
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros DidáticosEvolução. Ensino de Ciências. Paradigma. Filosofia da Ciência. História da Ciência.Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.FACED - UFRGS2012-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967/16042Zamberlan, Edmara Silvana JoiaSilva, Marcos Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-22T01:27:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/13967Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-22T01:27:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
title O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
spellingShingle O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
Zamberlan, Edmara Silvana Joia
Evolução. Ensino de Ciências. Paradigma. Filosofia da Ciência. História da Ciência.
title_short O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
title_full O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
title_fullStr O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
title_full_unstemmed O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
title_sort O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros Didáticos
author Zamberlan, Edmara Silvana Joia
author_facet Zamberlan, Edmara Silvana Joia
Silva, Marcos Rodrigues da
author_role author
author2 Silva, Marcos Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamberlan, Edmara Silvana Joia
Silva, Marcos Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução. Ensino de Ciências. Paradigma. Filosofia da Ciência. História da Ciência.
topic Evolução. Ensino de Ciências. Paradigma. Filosofia da Ciência. História da Ciência.
description Apesar de ser considerada como uma ideia reguladora para toda a biologia, geralmente a evolução é tratada, nos livros didáticos brasileiros de biologia, como um conteúdo; assim a evolução é geralmente considerada, nestes livros, da mesma forma que qualquer outro conteúdo. Além disso, outros conteúdos, que deveriam ser considerados a partir de uma compreensão prévia do conceito de evolução, são abordados com referência apenas implícita à evolução. O objetivo deste trabalho é o de, por meio de uma análise de alguns livros didáticos de biologia do ensino médio, descrever e discutir a forma de apresentação dos conteúdos de competição e vírus, e verificar como está sendo realizada tal apresentação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13967/16042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 37 No. 1 (2012)
Educação & Realidade; v. 37 n. 1 (2012)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984137637888