Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391 |
Resumo: | Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores. |
id |
UFRGS-9_fae2a863a7ee1c359e7c6b82a24fecb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/55391 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradasmulticulturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada.Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores.FACED - UFRGS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999)Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391/33658Canen, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-08T18:30:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/55391Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2015-05-08T18:30:30Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
title |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
spellingShingle |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas Canen, Ana multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada. |
title_short |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
title_full |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
title_fullStr |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
title_full_unstemmed |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
title_sort |
Multiculturalismo e Formação Docente: experiências narradas |
author |
Canen, Ana |
author_facet |
Canen, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canen, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada. |
topic |
multiculturalismo. formação docente. experiências. narrativas. perspectiva intercultural crítica pós-modernizada. |
description |
Partindo de uma perspectiva de multiculturalismo crítico pós-modernizado (McLaren, 1997) e do aporte de estudos pós-colonialistas (Bhabha, 1998), o presente artigo analisa experiências multiculturais de formação docente, discutindo em que medida a intenção de preparar professores para a pluralidade cultural traduz-se em práticas discursivas e nãodiscursivas que impactam a construção de suas identidades. Para desenvolver o argumento, a primeira parte focaliza os conceitos de identidade e hibridismo cultural, considerados centrais no multiculturalismo crítico pós-modernizado. Na segunda, à luz do referencial teórico explicitado, discutem-se experiências multi culturais em formação docente, tecendo, ao final, sugestões teórico-práticas que contribuam para o aprimoramento do projeto multi cultural na formação de professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55391/33658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 24 No. 2 (1999) Educação & Realidade; v. 24 n. 2 (1999) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766986308190209 |