Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vinícius
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Polivanov, Beatriz, Hecksher, Andrea, Alberone, Maurílio, Carvalho, Rafael, Loureiro, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106
Resumo: Tendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenáriomidiático nos últimos anos, a Peta5, empresa incubada na UniversidadeFederal Fluminense, vem desenvolvendo uma tecnologiainovadora para TV digital aberta que permite o direcionamento dofilme publicitário a nichos. Desse modo, públicos-alvo diferentesrecebem mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. Pararealizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores detal tecnologia, realizamos dois grupos focais com jovens universitários,nos quais foi apresentada e discutida a proposta daferramenta. Foram ainda debatidos seus hábitos de consumo da TVanalógica e do computador. Observou-se, entre outras questões, que odirecionamento da propaganda foi considerado pela maioria comoum fator agregador à televisão digital e que o uso da televisão hojeestá mais atrelado a uma ideia de “fazer companhia” do que proverconteúdo, função que estaria sendo exercida pela Internet.
id UFRJ-12_34cf44fa07b0eb903ccfcddcca8778b3
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/106
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileiraTV digital; propaganda; internetTendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenáriomidiático nos últimos anos, a Peta5, empresa incubada na UniversidadeFederal Fluminense, vem desenvolvendo uma tecnologiainovadora para TV digital aberta que permite o direcionamento dofilme publicitário a nichos. Desse modo, públicos-alvo diferentesrecebem mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. Pararealizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores detal tecnologia, realizamos dois grupos focais com jovens universitários,nos quais foi apresentada e discutida a proposta daferramenta. Foram ainda debatidos seus hábitos de consumo da TVanalógica e do computador. Observou-se, entre outras questões, que odirecionamento da propaganda foi considerado pela maioria comoum fator agregador à televisão digital e que o uso da televisão hojeestá mais atrelado a uma ideia de “fazer companhia” do que proverconteúdo, função que estaria sendo exercida pela Internet.Lumina2011-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106Lumina; v. 5, n. 1 (2011)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106/100Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, ViníciusPolivanov, BeatrizHecksher, AndreaAlberone, MaurílioCarvalho, RafaelLoureiro, Bruno2019-01-29T20:26:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
title Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
spellingShingle Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
Pereira, Vinícius
TV digital; propaganda; internet
title_short Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
title_full Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
title_fullStr Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
title_full_unstemmed Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
title_sort Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira
author Pereira, Vinícius
author_facet Pereira, Vinícius
Polivanov, Beatriz
Hecksher, Andrea
Alberone, Maurílio
Carvalho, Rafael
Loureiro, Bruno
author_role author
author2 Polivanov, Beatriz
Hecksher, Andrea
Alberone, Maurílio
Carvalho, Rafael
Loureiro, Bruno
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vinícius
Polivanov, Beatriz
Hecksher, Andrea
Alberone, Maurílio
Carvalho, Rafael
Loureiro, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv TV digital; propaganda; internet
topic TV digital; propaganda; internet
dc.description.none.fl_txt_mv Tendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenáriomidiático nos últimos anos, a Peta5, empresa incubada na UniversidadeFederal Fluminense, vem desenvolvendo uma tecnologiainovadora para TV digital aberta que permite o direcionamento dofilme publicitário a nichos. Desse modo, públicos-alvo diferentesrecebem mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. Pararealizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores detal tecnologia, realizamos dois grupos focais com jovens universitários,nos quais foi apresentada e discutida a proposta daferramenta. Foram ainda debatidos seus hábitos de consumo da TVanalógica e do computador. Observou-se, entre outras questões, que odirecionamento da propaganda foi considerado pela maioria comoum fator agregador à televisão digital e que o uso da televisão hojeestá mais atrelado a uma ideia de “fazer companhia” do que proverconteúdo, função que estaria sendo exercida pela Internet.
description Tendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenáriomidiático nos últimos anos, a Peta5, empresa incubada na UniversidadeFederal Fluminense, vem desenvolvendo uma tecnologiainovadora para TV digital aberta que permite o direcionamento dofilme publicitário a nichos. Desse modo, públicos-alvo diferentesrecebem mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. Pararealizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores detal tecnologia, realizamos dois grupos focais com jovens universitários,nos quais foi apresentada e discutida a proposta daferramenta. Foram ainda debatidos seus hábitos de consumo da TVanalógica e do computador. Observou-se, entre outras questões, que odirecionamento da propaganda foi considerado pela maioria comoum fator agregador à televisão digital e que o uso da televisão hojeestá mais atrelado a uma ideia de “fazer companhia” do que proverconteúdo, função que estaria sendo exercida pela Internet.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/106/100
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 5, n. 1 (2011)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394049626112