Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57903 |
Resumo: | A finalidade deste trabalho artigo é apresentar o trabalho da Escola Nacional Paulo Freire, a partir dos seus antecedentes históricos, dos movimentos que a constroem e objetivos e desafios atuais. O texto também retoma o sentido da homenagem a Paulo Freire e as principais influências do educador em nossono processo político-pedagógico da escola.. Palavras-chave: Educação popular; Paulo Freire; Formação política. Abstract The objective of this work is to present the work of the Escola Nacional Paulo Freire, from its historical antecedents, the movements that build it and current objectives and challenges. The text also takes up the meaning of the homage to Paulo Freire and the main influences of the educator in our political-pedagogical process. Keywords: Popular education; Paulo Freire; Political education. Resumen El objetivo de este trabajo es presentar el trabajo de la Escola Nacional Paulo Freire, desde sus antecedentes históricos, los movimientos que la construyen y los objetivos y desafíos actuales. El texto también retoma el sentido del homenaje a Paulo Freire y las principales influencias del educador en nuestro proceso político-pedagógico. Palabras clave: Educación Popular; Paulo Freire; Educación política. |
id |
UFRJ-14_5001b85499d73e7419e7e517cee932d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57903 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National SchoolEducação popularPaulo FreireFormação políticaEducação PopularA finalidade deste trabalho artigo é apresentar o trabalho da Escola Nacional Paulo Freire, a partir dos seus antecedentes históricos, dos movimentos que a constroem e objetivos e desafios atuais. O texto também retoma o sentido da homenagem a Paulo Freire e as principais influências do educador em nossono processo político-pedagógico da escola.. Palavras-chave: Educação popular; Paulo Freire; Formação política. Abstract The objective of this work is to present the work of the Escola Nacional Paulo Freire, from its historical antecedents, the movements that build it and current objectives and challenges. The text also takes up the meaning of the homage to Paulo Freire and the main influences of the educator in our political-pedagogical process. Keywords: Popular education; Paulo Freire; Political education. Resumen El objetivo de este trabajo es presentar el trabajo de la Escola Nacional Paulo Freire, desde sus antecedentes históricos, los movimientos que la construyen y los objetivos y desafíos actuales. El texto también retoma el sentido del homenaje a Paulo Freire y las principales influencias del educador en nuestro proceso político-pedagógico. Palabras clave: Educación Popular; Paulo Freire; Educación política.Universidade Federal do Rio de Janeiro2023-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCapaapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/5790310.47222/2526-3544.rbto57903Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 2045-20542526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57903/39663Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Débora de AraújoBugarelli, LuizMartini Martins, DavidZanco Scapini, EzequielaCarvalho da Silveira, LauroGianotti Troccoli, LuizaMaia de Carvalho, Teresa MônicaSantos Carvalho, Thays2023-12-09T17:42:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57903Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2023-12-09T17:42:04Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
title |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
spellingShingle |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School Costa, Débora de Araújo Educação popular Paulo Freire Formação política Educação Popular |
title_short |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
title_full |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
title_fullStr |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
title_full_unstemmed |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
title_sort |
Uma Escola em Movimento: a experiência da Escola Nacional Paulo Freire: A School on the Move: the experience of the Paulo Freire National School |
author |
Costa, Débora de Araújo |
author_facet |
Costa, Débora de Araújo Bugarelli, Luiz Martini Martins, David Zanco Scapini, Ezequiela Carvalho da Silveira, Lauro Gianotti Troccoli, Luiza Maia de Carvalho, Teresa Mônica Santos Carvalho, Thays |
author_role |
author |
author2 |
Bugarelli, Luiz Martini Martins, David Zanco Scapini, Ezequiela Carvalho da Silveira, Lauro Gianotti Troccoli, Luiza Maia de Carvalho, Teresa Mônica Santos Carvalho, Thays |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Débora de Araújo Bugarelli, Luiz Martini Martins, David Zanco Scapini, Ezequiela Carvalho da Silveira, Lauro Gianotti Troccoli, Luiza Maia de Carvalho, Teresa Mônica Santos Carvalho, Thays |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular Paulo Freire Formação política Educação Popular |
topic |
Educação popular Paulo Freire Formação política Educação Popular |
description |
A finalidade deste trabalho artigo é apresentar o trabalho da Escola Nacional Paulo Freire, a partir dos seus antecedentes históricos, dos movimentos que a constroem e objetivos e desafios atuais. O texto também retoma o sentido da homenagem a Paulo Freire e as principais influências do educador em nossono processo político-pedagógico da escola.. Palavras-chave: Educação popular; Paulo Freire; Formação política. Abstract The objective of this work is to present the work of the Escola Nacional Paulo Freire, from its historical antecedents, the movements that build it and current objectives and challenges. The text also takes up the meaning of the homage to Paulo Freire and the main influences of the educator in our political-pedagogical process. Keywords: Popular education; Paulo Freire; Political education. Resumen El objetivo de este trabajo es presentar el trabajo de la Escola Nacional Paulo Freire, desde sus antecedentes históricos, los movimientos que la construyen y los objetivos y desafíos actuales. El texto también retoma el sentido del homenaje a Paulo Freire y las principales influencias del educador en nuestro proceso político-pedagógico. Palabras clave: Educación Popular; Paulo Freire; Educación política. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Capa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57903 10.47222/2526-3544.rbto57903 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57903 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto57903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/57903/39663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 7 n. 4 (2023): (ISSN eletrônico 2526-3544); 2045-2054 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1798321180384428032 |