Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariangela Dias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Márcia Cristina de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revisbrato
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342
Resumo: Introdução: A educação inclusiva é um processo em constante movimento ao longo dos anos, seja por atualização das políticas públicas ou pela modificação de práticas que se desenvolvem no contexto escolar. Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda se apresentam para que a inclusão escolar seja realmente efetiva. Sendo assim, a articulação da escola com profissionais como o terapeuta ocupacional é potente na promoção do desempenho ocupacional de alunos com necessidades educativas específicas. Objetivo: Entender de que maneira a intervenção do terapeuta ocupacional, com o professor de sala de aula regular, facilitou o processo de educação inclusiva em uma escola municipal. Resultados/Discussão: A partir da coleta de dados, percebeu-se que a maioria das demandas identificadas pelos participantes estavam relacionadas a alterações nas funções e estruturas do corpo, habilidades de desempenho e de interação social. As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. 
id UFRJ-14_76a919fc9e65cfe2fb243df28275cb9f
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/41342
network_acronym_str UFRJ-14
network_name_str Revisbrato
repository_id_str
spelling Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de JaneiroFisioterapia e Terapia Ocupacional; EducaçãoTerapia Ocupacional; Inclusão Escolar; Consultoria Escolar; Necessidades Educacionais EspeciaisTerapia Ocupacional; Inclusão EscolarIntrodução: A educação inclusiva é um processo em constante movimento ao longo dos anos, seja por atualização das políticas públicas ou pela modificação de práticas que se desenvolvem no contexto escolar. Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda se apresentam para que a inclusão escolar seja realmente efetiva. Sendo assim, a articulação da escola com profissionais como o terapeuta ocupacional é potente na promoção do desempenho ocupacional de alunos com necessidades educativas específicas. Objetivo: Entender de que maneira a intervenção do terapeuta ocupacional, com o professor de sala de aula regular, facilitou o processo de educação inclusiva em uma escola municipal. Resultados/Discussão: A partir da coleta de dados, percebeu-se que a maioria das demandas identificadas pelos participantes estavam relacionadas a alterações nas funções e estruturas do corpo, habilidades de desempenho e de interação social. As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. Universidade Federal do Rio de JaneiroAlves, Mariangela DiasSilva, Márcia Cristina de Araújo2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4134210.47222/2526-3544.rbto41342Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 892-9082526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14185https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14186https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14187https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14188https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14189/*ref*/Amorim, R. M., & Silva, C. G. (2016). O Uso das Imagens no Ensino de História: Reflexão Sobre o Uso e a Interpretação das Imagens dos Povos Indígenas. História & Ensino, 22(2), 165-187. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165/*ref*/Baleotti, L. R., & Zafani, M. D. (2017). Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 25(2), 409-416. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0867/*ref*/BARDIN, L. (2001). Análise de conteúdo. Martins Fontes./*ref*/Brasil. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] União, Brasília./*ref*/Brasil. (2017). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília./*ref*/Calheiros, D. S., & Mendes, E. G. (2016). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cad. de Pesquisa, 46(162), 1100-1123. https://doi.org/10.1590/198053143562/*ref*/Câmara Municipal do Rio de Janeiro. (2018). Lei nº 6.432 de 20 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. Câmara Municipal [do] Rio de Janeiro, Rio de Janeiro./*ref*/Cardoso, P. T., & Matsukura T. S. (2012). Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 23(1), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15/*ref*/Cavalcanti, A., Dutra, F. C. M. S., & Elui, V. M. C. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo 3ª ed. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 26(ed. especial), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2018). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018. Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília./*ref*/Della Barba, P. C. S., & Minatel, M. M. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(3), 601-608. https://doi.org/10.4322/cto.2013.062/*ref*/Folha, D. R. S. C., & Monteiro, G. S. (2017). Terapia ocupacional na atenção primária à saúde do escolar visando a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup., 1(1), 202-220. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto5311/*ref*/Gebrael, T. L.R., & Martinez, C. M. S. (2011). Consultoria colaborativa em terapia ocupacional para professores de crianças pré-escolares com baixa visão. Rev. Bras. Educ. Esp, 17(1), 101-120. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000100008/*ref*/Ghedini, L. S. L., Mancini, M. C., & Brandão, M. B. (2010). Participação de alunos com deficiência física no contexto da escola regular- Revisão de Literatura. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 21(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p1-9/*ref*/Giardinetto, A.R.S.B. (2009). Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102271/*ref*/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2010). Censo demográfico e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil. Ministério da Saúde. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf/*ref*/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2013). Censo da Educação Básica: 2012 – resumo técnico. Ministério da Educação. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf/*ref*/Jurdi, A. P. S., Brunello, M. I. B., & Honda, M. (2004). Terapia ocupacional e propostas de intervenção na rede pública de ensino. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 15(1), 26-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p26-32/*ref*/Katz, N. (2014). Neurociência, Reabilitação Cognitiva e Modelos de Intervenção em Terapia Ocupacional. Santos./*ref*/Manzini, M. G., Assis, C. P., & Martinez, C. M. S. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(1), 59-73. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.010/*ref*/Munster, M. A. V. (2013). Inclusão de Estudantes com Deficiências em Programas de Educação Física: Adaptações Curriculares e Metodológicas. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adap., 14(2), 27-34. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612/*ref*/Nascimento, R. P. (2009). Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Secretaria de Educação do Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf/*ref*/Nunes, D. R. P., Azevedo, M. Q. O., & Schmidt, C. (2013). Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Rev. Educ. Esp., 26(47), 557-572. https://doi.org/10.5902/1984686X10178/*ref*/Pelosi, M. B., & Nunes, L. R. D. P. (2011). A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 22(1), 52-59. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p52-59/*ref*/Pletsch, M. D. (2009). A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes, políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista. Curitiba, (33), 143-156. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010/*ref*/Plotegher, C. B., Emmel, M. L. G., & Cruz, D. M. C. (2013). Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(1), 35-42. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006/*ref*/Rocha, E. F., Luiz A., & Zulian, M. A. R. (2003). Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 14(2), 72-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78/*ref*/Santos, C. B., Marques, M. L. C., & Rocha, A. N. D. (2015). Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar. Anais eletrônicos, 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. UNESP./*ref*/Toyoda, C. Y., Mendes, E. G., Lorenço, G. F., & Akashi, L. T. (2007). O contexto multidisciplinar da prática da Terapia Ocupacional frente ao paradigma da inclusão escolar. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 15(2): 121-130. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/141/98/*ref*/Trevisan, J. G., & Barba P. C. S. D. (2012). Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 20(1), 89-94. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-11T14:20:21Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41342Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2022-08-11T14:20:21Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
title Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
spellingShingle Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
Alves, Mariangela Dias
Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar; Consultoria Escolar; Necessidades Educacionais Especiais
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar
title_short Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
title_full Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
title_fullStr Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
title_sort Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
author Alves, Mariangela Dias
author_facet Alves, Mariangela Dias
Silva, Márcia Cristina de Araújo
author_role author
author2 Silva, Márcia Cristina de Araújo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariangela Dias
Silva, Márcia Cristina de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar; Consultoria Escolar; Necessidades Educacionais Especiais
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar
topic Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar; Consultoria Escolar; Necessidades Educacionais Especiais
Terapia Ocupacional; Inclusão Escolar
description Introdução: A educação inclusiva é um processo em constante movimento ao longo dos anos, seja por atualização das políticas públicas ou pela modificação de práticas que se desenvolvem no contexto escolar. Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda se apresentam para que a inclusão escolar seja realmente efetiva. Sendo assim, a articulação da escola com profissionais como o terapeuta ocupacional é potente na promoção do desempenho ocupacional de alunos com necessidades educativas específicas. Objetivo: Entender de que maneira a intervenção do terapeuta ocupacional, com o professor de sala de aula regular, facilitou o processo de educação inclusiva em uma escola municipal. Resultados/Discussão: A partir da coleta de dados, percebeu-se que a maioria das demandas identificadas pelos participantes estavam relacionadas a alterações nas funções e estruturas do corpo, habilidades de desempenho e de interação social. As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342
10.47222/2526-3544.rbto41342
url https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342
identifier_str_mv 10.47222/2526-3544.rbto41342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342/pdf
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14185
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14186
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14187
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14188
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14189
/*ref*/Amorim, R. M., & Silva, C. G. (2016). O Uso das Imagens no Ensino de História: Reflexão Sobre o Uso e a Interpretação das Imagens dos Povos Indígenas. História & Ensino, 22(2), 165-187. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p165
/*ref*/Baleotti, L. R., & Zafani, M. D. (2017). Terapia ocupacional e tecnologia assistiva: reflexões sobre a experiência em consultoria colaborativa escolar. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 25(2), 409-416. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0867
/*ref*/BARDIN, L. (2001). Análise de conteúdo. Martins Fontes.
/*ref*/Brasil. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] União, Brasília.
/*ref*/Brasil. (2017). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília.
/*ref*/Calheiros, D. S., & Mendes, E. G. (2016). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cad. de Pesquisa, 46(162), 1100-1123. https://doi.org/10.1590/198053143562
/*ref*/Câmara Municipal do Rio de Janeiro. (2018). Lei nº 6.432 de 20 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. Câmara Municipal [do] Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
/*ref*/Cardoso, P. T., & Matsukura T. S. (2012). Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 23(1), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15
/*ref*/Cavalcanti, A., Dutra, F. C. M. S., & Elui, V. M. C. (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo 3ª ed. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 26(ed. especial), 1-49. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49
/*ref*/Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. (2018). Resolução nº 500, de 26 de dezembro de 2018. Reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional no Contexto Escolar, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contexto Escolar e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília.
/*ref*/Della Barba, P. C. S., & Minatel, M. M. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(3), 601-608. https://doi.org/10.4322/cto.2013.062
/*ref*/Folha, D. R. S. C., & Monteiro, G. S. (2017). Terapia ocupacional na atenção primária à saúde do escolar visando a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup., 1(1), 202-220. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto5311
/*ref*/Gebrael, T. L.R., & Martinez, C. M. S. (2011). Consultoria colaborativa em terapia ocupacional para professores de crianças pré-escolares com baixa visão. Rev. Bras. Educ. Esp, 17(1), 101-120. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000100008
/*ref*/Ghedini, L. S. L., Mancini, M. C., & Brandão, M. B. (2010). Participação de alunos com deficiência física no contexto da escola regular- Revisão de Literatura. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 21(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v21i1p1-9
/*ref*/Giardinetto, A.R.S.B. (2009). Educação do aluno com autismo: um estudo circunstanciado da experiência escolar inclusiva e as contribuições do currículo funcional natural [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102271
/*ref*/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2010). Censo demográfico e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil. Ministério da Saúde. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf
/*ref*/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. (2013). Censo da Educação Básica: 2012 – resumo técnico. Ministério da Educação. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2012.pdf
/*ref*/Jurdi, A. P. S., Brunello, M. I. B., & Honda, M. (2004). Terapia ocupacional e propostas de intervenção na rede pública de ensino. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 15(1), 26-32. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v15i1p26-32
/*ref*/Katz, N. (2014). Neurociência, Reabilitação Cognitiva e Modelos de Intervenção em Terapia Ocupacional. Santos.
/*ref*/Manzini, M. G., Assis, C. P., & Martinez, C. M. S. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(1), 59-73. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.010
/*ref*/Munster, M. A. V. (2013). Inclusão de Estudantes com Deficiências em Programas de Educação Física: Adaptações Curriculares e Metodológicas. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adap., 14(2), 27-34. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n2.3612
/*ref*/Nascimento, R. P. (2009). Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Secretaria de Educação do Paraná. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf
/*ref*/Nunes, D. R. P., Azevedo, M. Q. O., & Schmidt, C. (2013). Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Rev. Educ. Esp., 26(47), 557-572. https://doi.org/10.5902/1984686X10178
/*ref*/Pelosi, M. B., & Nunes, L. R. D. P. (2011). A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 22(1), 52-59. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p52-59
/*ref*/Pletsch, M. D. (2009). A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes, políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista. Curitiba, (33), 143-156. https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000100010
/*ref*/Plotegher, C. B., Emmel, M. L. G., & Cruz, D. M. C. (2013). Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 21(1), 35-42. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006
/*ref*/Rocha, E. F., Luiz A., & Zulian, M. A. R. (2003). Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, 14(2), 72-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v14i2p72-78
/*ref*/Santos, C. B., Marques, M. L. C., & Rocha, A. N. D. (2015). Percepção de professores sobre o trabalho colaborativo entre profissionais da saúde e educação no contexto escolar. Anais eletrônicos, 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. UNESP.
/*ref*/Toyoda, C. Y., Mendes, E. G., Lorenço, G. F., & Akashi, L. T. (2007). O contexto multidisciplinar da prática da Terapia Ocupacional frente ao paradigma da inclusão escolar. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 15(2): 121-130. https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/141/98
/*ref*/Trevisan, J. G., & Barba P. C. S. D. (2012). Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Cad. Bras. Ter. Ocup. UFSCar, 20(1), 89-94. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 892-908
2526-3544
reponame:Revisbrato
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revisbrato
collection Revisbrato
repository.name.fl_str_mv Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv ||revisbrato@gmail.com
_version_ 1798321183855214592