Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342 |
Resumo: | Introdução: A educação inclusiva é um processo em constante movimento ao longo dos anos, seja por atualização das políticas públicas ou pela modificação de práticas que se desenvolvem no contexto escolar. Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda se apresentam para que a inclusão escolar seja realmente efetiva. Sendo assim, a articulação da escola com profissionais como o terapeuta ocupacional é potente na promoção do desempenho ocupacional de alunos com necessidades educativas específicas. Objetivo: Entender de que maneira a intervenção do terapeuta ocupacional, com o professor de sala de aula regular, facilitou o processo de educação inclusiva em uma escola municipal. Resultados/Discussão: A partir da coleta de dados, percebeu-se que a maioria das demandas identificadas pelos participantes estavam relacionadas a alterações nas funções e estruturas do corpo, habilidades de desempenho e de interação social. As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. |
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Contribuições do terapeuta ocupacional no contexto escolar: percepção de professores de uma escola regular no município do rio de janeiro/Contributions of occupational therapists in the school context: perception of teachers of a regular school in the municipality of Rio de JaneiroFisioterapia e Terapia Ocupacional; EducaçãoTerapia Ocupacional; Inclusão Escolar; Consultoria Escolar; Necessidades Educacionais EspeciaisTerapia Ocupacional; Inclusão EscolarIntrodução: A educação inclusiva é um processo em constante movimento ao longo dos anos, seja por atualização das políticas públicas ou pela modificação de práticas que se desenvolvem no contexto escolar. Apesar destes avanços, muitas barreiras ainda se apresentam para que a inclusão escolar seja realmente efetiva. Sendo assim, a articulação da escola com profissionais como o terapeuta ocupacional é potente na promoção do desempenho ocupacional de alunos com necessidades educativas específicas. Objetivo: Entender de que maneira a intervenção do terapeuta ocupacional, com o professor de sala de aula regular, facilitou o processo de educação inclusiva em uma escola municipal. Resultados/Discussão: A partir da coleta de dados, percebeu-se que a maioria das demandas identificadas pelos participantes estavam relacionadas a alterações nas funções e estruturas do corpo, habilidades de desempenho e de interação social. As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. Universidade Federal do Rio de JaneiroAlves, Mariangela DiasSilva, Márcia Cristina de Araújo2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4134210.47222/2526-3544.rbto41342Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 892-9082526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41342/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14185https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14186https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14187https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14188https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41342/14189/*ref*/Amorim, R. M., & Silva, C. G. (2016). 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As estratégias direcionadas aos professores envolveram tecnologia assistiva, orientações e adaptações curriculares. Observou-se como o trabalho colaborativo entre terapeuta ocupacional e docente é promotor da construção de possibilidades para melhorar o engajamento dos alunos incluídos nas atividades do cotidiano escolar. A percepção dos docentes sobre a atuação do terapeuta ocupacional confirma o que é indicado na literatura sobre a importância da sua atuação no contexto escolar. Considerações finais: De modo geral, os docentes se mostraram comprometidos com a pesquisa e acreditam que as estratégias contribuíram para a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Inclusão Escolar. Consultoria Escolar. Necessidades Educativas Específicas. AbstractIntroduction: Inclusive education is a process in constant movement over the years, either by updating public policies or by modifying practices that develop in the school context. Despite these advances, many barriers still exist for school inclusion to be effective. Thus, the articulation between the school and professionals such as occupational therapists is powerful in promoting the occupational performance of students with specific educational needs. Objective: To understand how the intervention of the occupational therapist with the regular classroom teacher facilitated the process of inclusive education in a municipal school. Results/Discussion: From the data collection, it was noticed that most of the demands identified by the participants were related to changes in body functions and structures, performance skills, and social interaction. Strategies aimed at teachers involved assistive technology, guidance, and curriculum adaptations. It has been observed how the collaborative work between occupational therapists and teachers its a promote the construction of possibilities to improve the engagement of students included in daily school activities. The teachers' perception about the role of occupational therapists confirms what is indicated in the literature about the importance of their role in the school context. Final considerations: In general, teachers were committed to the research and believed that the strategies contributed to learn of students with special educational needs.Keywords: Occupational Therapy. Special Education. Collaborative Consulting. Special Educational Needs. ResumenIntroducción: La educación inclusiva es un proceso en constante movimiento a lo largo de los años, ya sea mediante la actualización de las políticas públicas o modificando las prácticas que se desarrollan en el contexto escolar. A pesar de estos avances, aún existen muchas barreras para que la inclusión escolar sea realmente efectiva. Así, la articulación de la escuela con profesionales como los terapeutas ocupacionales es poderosa para promover el desempeño ocupacional de los estudiantes con necesidades educativas específicas. Objetivo: Comprender cómo la intervención del terapeuta ocupacional con el maestro de aula regular facilitó el proceso de educación inclusiva en una escuela municipal. Resultados / Discusión: A partir de la recolección de datos, se notó que la mayoría de las demandas identificadas por los participantes estaban relacionadas con cambios en las funciones y estructuras corporales, habilidades de desempeño e interacción social. Las estrategias dirigidas a los maestros involucraron tecnología de asistencia, orientación y adaptaciones curriculares. Se observó cómo el trabajo colaborativo entre terapeutas ocupacionales y docentes promueve la construcción de posibilidades para mejorar el involucramiento de los estudiantes incluidos en las actividades escolares diarias. La percepción de los docentes sobre el rol de los terapeutas ocupacionales confirma lo señalado en la literatura, sobre la importancia de su rol en el contexto escolar. Consideraciones finales: En general, los docentes estuvieron comprometidos con la investigación y creen que las estrategias contribuyeron al aprendizaje de los estudiantes con necesidades educativas especiales. Palavras claves: Terapia Ocupacional. Integración Escolar. Consultoría escolar. Necesidades educativas especiales. |
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Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 6, n. 2 (2022): (ISSN eletrônico 2526-3544); 892-908 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
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