Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/49014 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo trazer elementos para a discussão dos bebês nas pesquisas e nas creches, analisando como a ciência moderna, em suas diversas áreas de conhecimento, tem perspectivado os bebês e discutir quais são suas implicações nas políticas e práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Assinala-se um movimento de constituição de um campo semântico que articula os bebês à ideia de indivíduo competente e sujeito de direito. Essa nova concepção impõe desafios aos profissionais e exige mudanças. A invisibilidade dos bebês é discutida, considerando os diferentes atores políticos e econômicos e o contexto social e histórico do desenvolvimento da criança. Por fim, o texto propõe um olhar para os bebês como seres competentes nas instituições de Educação Infantil e como categoria analítica nos estudos das infâncias. |
id |
UFRJ-20_fd79ab5f10b2e3f53be876a0a7c3b762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49014 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas crechesbebêscrecheEducação Infantilinstitucionalização de bebêsdireito à educaçãoO presente texto tem como objetivo trazer elementos para a discussão dos bebês nas pesquisas e nas creches, analisando como a ciência moderna, em suas diversas áreas de conhecimento, tem perspectivado os bebês e discutir quais são suas implicações nas políticas e práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Assinala-se um movimento de constituição de um campo semântico que articula os bebês à ideia de indivíduo competente e sujeito de direito. Essa nova concepção impõe desafios aos profissionais e exige mudanças. A invisibilidade dos bebês é discutida, considerando os diferentes atores políticos e econômicos e o contexto social e histórico do desenvolvimento da criança. Por fim, o texto propõe um olhar para os bebês como seres competentes nas instituições de Educação Infantil e como categoria analítica nos estudos das infâncias.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4901410.54948/desidades.v0i33.49014DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 33 (2022): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 101-118DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 33 (2022): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 101-1182318-928210.54948/desidades.v0i33reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/49014/3014510.54948/desidades.v0i33.49014.g30145Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Patrícia Maria Uchôa2023-10-06T19:17:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49014Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-06T19:17:48Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
title |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
spellingShingle |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches Simões, Patrícia Maria Uchôa bebês creche Educação Infantil institucionalização de bebês direito à educação |
title_short |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
title_full |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
title_fullStr |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
title_full_unstemmed |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
title_sort |
Seres competentes e sujeitos de direitos: trajetórias dos bebês nas pesquisas acadêmicas e nas creches |
author |
Simões, Patrícia Maria Uchôa |
author_facet |
Simões, Patrícia Maria Uchôa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Patrícia Maria Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bebês creche Educação Infantil institucionalização de bebês direito à educação |
topic |
bebês creche Educação Infantil institucionalização de bebês direito à educação |
description |
O presente texto tem como objetivo trazer elementos para a discussão dos bebês nas pesquisas e nas creches, analisando como a ciência moderna, em suas diversas áreas de conhecimento, tem perspectivado os bebês e discutir quais são suas implicações nas políticas e práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil no Brasil. Assinala-se um movimento de constituição de um campo semântico que articula os bebês à ideia de indivíduo competente e sujeito de direito. Essa nova concepção impõe desafios aos profissionais e exige mudanças. A invisibilidade dos bebês é discutida, considerando os diferentes atores políticos e econômicos e o contexto social e histórico do desenvolvimento da criança. Por fim, o texto propõe um olhar para os bebês como seres competentes nas instituições de Educação Infantil e como categoria analítica nos estudos das infâncias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/49014 10.54948/desidades.v0i33.49014 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/49014 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i33.49014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/49014/30145 10.54948/desidades.v0i33.49014.g30145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 33 (2022): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 101-118 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 33 (2022): Maio/Mayo - Agosto/Agosto; 101-118 2318-9282 10.54948/desidades.v0i33 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067693617053696 |