Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Vânia Marli Schubert
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moya,Jose Luis Medina, Prado,Marta Lenise do, Menegaz,Jouhanna do Carmo, Cunha,Alexandre Pareto da, Francisco,Bruna de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto & contexto enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029
Resumo: Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.
id UFSC-17_cca171b09a8807ee46da5991f2da5d56
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-07072013000300029
network_acronym_str UFSC-17
network_name_str Texto & contexto enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagemDocentesEnsino superiorEducação em enfermagemEstudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.3 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000300029info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Vânia Marli SchubertMoya,Jose Luis MedinaPrado,Marta Lenise doMenegaz,Jouhanna do CarmoCunha,Alexandre Pareto daFrancisco,Bruna de Souzapor2013-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000300029Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-10-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
title Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
spellingShingle Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
Backes,Vânia Marli Schubert
Docentes
Ensino superior
Educação em enfermagem
title_short Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
title_full Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
title_fullStr Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
title_full_unstemmed Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
title_sort Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
author Backes,Vânia Marli Schubert
author_facet Backes,Vânia Marli Schubert
Moya,Jose Luis Medina
Prado,Marta Lenise do
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Cunha,Alexandre Pareto da
Francisco,Bruna de Souza
author_role author
author2 Moya,Jose Luis Medina
Prado,Marta Lenise do
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Cunha,Alexandre Pareto da
Francisco,Bruna de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes,Vânia Marli Schubert
Moya,Jose Luis Medina
Prado,Marta Lenise do
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Cunha,Alexandre Pareto da
Francisco,Bruna de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Ensino superior
Educação em enfermagem
topic Docentes
Ensino superior
Educação em enfermagem
description Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-07072013000300029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.3 2013
reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto & contexto enfermagem (Online)
collection Texto & contexto enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textoecontexto@nfr.ufsc.br
_version_ 1750118391570497536