Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto,Laura Maria Sene Carelli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maia,Edmara Bazoni Soares, Depianti,Jéssica Renata Bastos, Melo,Luciana de Lione, Ohara,Conceição Vieira da Silva, Ribeiro,Circéa Amália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210
Resumo: Resumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.
id UFRJ-4_446db5d3f2eeef12bf80f5842eb6a982
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452017000200210
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagemJogos e brinquedosEstudantes de enfermagemEnsinoEnfermagem pediátricaResumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210Escola Anna Nery v.21 n.2 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170038info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Laura Maria Sene CarelliMaia,Edmara Bazoni SoaresDepianti,Jéssica Renata BastosMelo,Luciana de LioneOhara,Conceição Vieira da SilvaRibeiro,Circéa Amáliapor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000200210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-04-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
title Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
spellingShingle Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
Barreto,Laura Maria Sene Carelli
Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Ensino
Enfermagem pediátrica
title_short Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
title_full Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
title_fullStr Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
title_sort Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
author Barreto,Laura Maria Sene Carelli
author_facet Barreto,Laura Maria Sene Carelli
Maia,Edmara Bazoni Soares
Depianti,Jéssica Renata Bastos
Melo,Luciana de Lione
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Ribeiro,Circéa Amália
author_role author
author2 Maia,Edmara Bazoni Soares
Depianti,Jéssica Renata Bastos
Melo,Luciana de Lione
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Ribeiro,Circéa Amália
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto,Laura Maria Sene Carelli
Maia,Edmara Bazoni Soares
Depianti,Jéssica Renata Bastos
Melo,Luciana de Lione
Ohara,Conceição Vieira da Silva
Ribeiro,Circéa Amália
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Ensino
Enfermagem pediátrica
topic Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Ensino
Enfermagem pediátrica
description Resumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20170038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.21 n.2 2017
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123552202752