Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro. |
id |
UFRJ-4_446db5d3f2eeef12bf80f5842eb6a982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452017000200210 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagemJogos e brinquedosEstudantes de enfermagemEnsinoEnfermagem pediátricaResumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro.Universidade Federal do Rio de Janeiro2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210Escola Anna Nery v.21 n.2 2017reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20170038info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto,Laura Maria Sene CarelliMaia,Edmara Bazoni SoaresDepianti,Jéssica Renata BastosMelo,Luciana de LioneOhara,Conceição Vieira da SilvaRibeiro,Circéa Amáliapor2017-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452017000200210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-04-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
title |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem Barreto,Laura Maria Sene Carelli Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Ensino Enfermagem pediátrica |
title_short |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
title_full |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Dando sentido ao ensino do Brinquedo Terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem |
author |
Barreto,Laura Maria Sene Carelli |
author_facet |
Barreto,Laura Maria Sene Carelli Maia,Edmara Bazoni Soares Depianti,Jéssica Renata Bastos Melo,Luciana de Lione Ohara,Conceição Vieira da Silva Ribeiro,Circéa Amália |
author_role |
author |
author2 |
Maia,Edmara Bazoni Soares Depianti,Jéssica Renata Bastos Melo,Luciana de Lione Ohara,Conceição Vieira da Silva Ribeiro,Circéa Amália |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto,Laura Maria Sene Carelli Maia,Edmara Bazoni Soares Depianti,Jéssica Renata Bastos Melo,Luciana de Lione Ohara,Conceição Vieira da Silva Ribeiro,Circéa Amália |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Ensino Enfermagem pediátrica |
topic |
Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Ensino Enfermagem pediátrica |
description |
Resumo Objetivo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações Finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452017000200210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20170038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.21 n.2 2017 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123552202752 |