Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (português e inglês) |
id |
CAMP_8a28f9902f5f12d6e3fd24c89dc24bad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168919 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagemGiving meaning to the teaching of therapeutic play : the experience of nursing studentsJogos e brinquedosEstudantes de enfermagemEnfermagem pediátricaPlay and PlaythingsNursing studentsPediatric nursingArtigo de pesquisaContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiroAbstract: To understand the meaning attributed by undergraduate nursing students to the teaching and practice of Therapeutic Play (TP) in the Undergraduate Program in Nursing. Methods: A qualitative research project held using Symbolic Interactionism. Participants were 17 nursing students from a public university. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed by Conventional Qualitative Content Analysis. Results: Our results allowed us to understand the meaning attributed by the nursing student to the teaching of TP on the undergraduate program - it is a necessary and important intervention to promote quality and humane nursing care; therefore, its teaching must be ensured for undergraduate students. Final considerations: We hope that our results will contribute to a reflection on the teaching of TP and that this content may go beyond the boundaries of the classroom and academic practice, promoting students' awareness for its future use in their future careers as nursesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Luciana de Lione, 1973-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2378MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-27T13:57:05Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-27T13:57:05Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem Giving meaning to the teaching of therapeutic play : the experience of nursing students |
title |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem Melo, Luciana de Lione, 1973- Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Enfermagem pediátrica Play and Playthings Nursing students Pediatric nursing Artigo de pesquisa |
title_short |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
title_full |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem |
author |
Melo, Luciana de Lione, 1973- |
author_facet |
Melo, Luciana de Lione, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Luciana de Lione, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Enfermagem pediátrica Play and Playthings Nursing students Pediatric nursing Artigo de pesquisa |
topic |
Jogos e brinquedos Estudantes de enfermagem Enfermagem pediátrica Play and Playthings Nursing students Pediatric nursing Artigo de pesquisa |
description |
Contém 2 arquivos (português e inglês) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378 MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378 |
identifier_str_mv |
MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030818357641216 |