Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luciana de Lione, 1973-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_8a28f9902f5f12d6e3fd24c89dc24bad
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168919
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagemGiving meaning to the teaching of therapeutic play : the experience of nursing studentsJogos e brinquedosEstudantes de enfermagemEnfermagem pediátricaPlay and PlaythingsNursing studentsPediatric nursingArtigo de pesquisaContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: Compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem quanto ao ensino e à prática do Brinquedo Terapêutico (BT) no Curso de Graduação em Enfermagem. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada à luz do Interacionismo Simbólico. Participaram 17 estudantes de enfermagem de uma universidade pública, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pela Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional. Resultados: Possibilitaram compreender o significado atribuído pelo graduando de enfermagem ao ensino do BT no curso de graduação, como uma intervenção necessária e importante para promover um cuidado de enfermagem qualificado e humano; em vista disso, seu ensino deve ser garantido aos alunos de graduação. Considerações finais: Espera-se que seus resultados contribuam para uma reflexão sobre o ensino do BT, visando que esse conteúdo ultrapasse as fronteiras da sala de aula e da prática acadêmica, favorecendo a sensibilização do aluno para sua utilização futura, quando enfermeiroAbstract: To understand the meaning attributed by undergraduate nursing students to the teaching and practice of Therapeutic Play (TP) in the Undergraduate Program in Nursing. Methods: A qualitative research project held using Symbolic Interactionism. Participants were 17 nursing students from a public university. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed by Conventional Qualitative Content Analysis. Results: Our results allowed us to understand the meaning attributed by the nursing student to the teaching of TP on the undergraduate program - it is a necessary and important intervention to promote quality and humane nursing care; therefore, its teaching must be ensured for undergraduate students. Final considerations: We hope that our results will contribute to a reflection on the teaching of TP and that this content may go beyond the boundaries of the classroom and academic practice, promoting students' awareness for its future use in their future careers as nursesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Luciana de Lione, 1973-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2378MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-27T13:57:05Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-27T13:57:05Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
Giving meaning to the teaching of therapeutic play : the experience of nursing students
title Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
spellingShingle Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
Melo, Luciana de Lione, 1973-
Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Enfermagem pediátrica
Play and Playthings
Nursing students
Pediatric nursing
Artigo de pesquisa
title_short Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
title_full Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
title_fullStr Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
title_sort Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico : a vivência de estudantes de enfermagem
author Melo, Luciana de Lione, 1973-
author_facet Melo, Luciana de Lione, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luciana de Lione, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Enfermagem pediátrica
Play and Playthings
Nursing students
Pediatric nursing
Artigo de pesquisa
topic Jogos e brinquedos
Estudantes de enfermagem
Enfermagem pediátrica
Play and Playthings
Nursing students
Pediatric nursing
Artigo de pesquisa
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378
MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378
identifier_str_mv MELO, Luciana de Lione. Dando sentido ao ensino do brinquedo terapêutico: a vivência de estudantes de enfermagem. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ : UFRJ/Divisão Gráfica, 2017. Vol. 21, n. 2 (fev., 2017), n. art. e20170038. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2378. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818357641216