Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764 |
Resumo: | Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde. |
id |
UFRJ-4_a21b36b5dd3acae98c2329e032bf73bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000400764 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagemEnfermagemSistema Único de SaúdeEducaçãoEste estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764Escola Anna Nery v.17 n.4 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20130022info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Gabriela BezerraSilva,Camila Augusta daTeixeira,Lidiane BezerraMonteiro,Akemi Iwatapor2014-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000400764Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-07-24T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
title |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem Teixeira,Gabriela Bezerra Enfermagem Sistema Único de Saúde Educação |
title_short |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
title_full |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
title_sort |
Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem |
author |
Teixeira,Gabriela Bezerra |
author_facet |
Teixeira,Gabriela Bezerra Silva,Camila Augusta da Teixeira,Lidiane Bezerra Monteiro,Akemi Iwata |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Camila Augusta da Teixeira,Lidiane Bezerra Monteiro,Akemi Iwata |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira,Gabriela Bezerra Silva,Camila Augusta da Teixeira,Lidiane Bezerra Monteiro,Akemi Iwata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Sistema Único de Saúde Educação |
topic |
Enfermagem Sistema Único de Saúde Educação |
description |
Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20130022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.4 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128122211074048 |