Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Gabriela Bezerra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Camila Augusta da, Teixeira,Lidiane Bezerra, Monteiro,Akemi Iwata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764
Resumo: Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde.
id UFRJ-4_a21b36b5dd3acae98c2329e032bf73bf
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000400764
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagemEnfermagemSistema Único de SaúdeEducaçãoEste estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764Escola Anna Nery v.17 n.4 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20130022info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Gabriela BezerraSilva,Camila Augusta daTeixeira,Lidiane BezerraMonteiro,Akemi Iwatapor2014-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000400764Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2014-07-24T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
title Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
spellingShingle Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
Teixeira,Gabriela Bezerra
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Educação
title_short Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
title_full Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
title_fullStr Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
title_sort Compreendendo o princípio de integralidade na visão de discentes da graduação em enfermagem
author Teixeira,Gabriela Bezerra
author_facet Teixeira,Gabriela Bezerra
Silva,Camila Augusta da
Teixeira,Lidiane Bezerra
Monteiro,Akemi Iwata
author_role author
author2 Silva,Camila Augusta da
Teixeira,Lidiane Bezerra
Monteiro,Akemi Iwata
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Gabriela Bezerra
Silva,Camila Augusta da
Teixeira,Lidiane Bezerra
Monteiro,Akemi Iwata
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Educação
topic Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Educação
description Este estudo objetivou investigar o conhecimento apreendido pelos discentes do 9º período da Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre o conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no Departamento de Enfermagem. O público foi composto por 26 discentes do último período do curso. Para coleta das informações, utilizou-se um questionário contendo perguntas abertas, preenchido após consentimento dos participantes. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo segundo Bardin. RESULTADOS: Os alunos mostraram ter uma formação adequada sobre o conceito de integralidade, descrevendo um bom aprendizado teórico, bem como as características essenciais do princípio. Entretanto, ainda há lacunas no que se refere à união do fazer teórico e prático. CONCLUSÃO: Os docentes poderiam investir na metodologia de ensino que articula teoria e prática, o que auxiliaria a aplicação do conhecimento teórico nos serviços de saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000400764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20130022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.4 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128122211074048