Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Fabiana Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha,Karla Kelma Almeida, Portela,Raquel de Aguiar, Silva,Andréa Cristina Oliveira, Corrêa,Rita da Graça Carvalhal Frazão, Oliveira,Bruno Luciano Carneiro Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300221
Resumo: Resumo Objetivo Analisar a oferta dos cursos de graduação em saúde na modalidade de Ensino a Distância no Brasil, destacando suas principais características para Enfermagem. Método Estudo transversal baseado em dados on line de cursos de graduação em saúde a distância, criados entre 2005 e 2020. Para doze graduações em saúde, destacaram-se características da criação e distribuição do ensino a distância, enfatizando-se a situação da Enfermagem. Realizaram-se testes de significância estatística (α=5%) e mapa. Resultados Verificaram-se 431 cursos de graduação em saúde, sendo a maioria deles criados entre 2017 e 2020 (≥61,4%). Para Enfermagem, o período de maior criação foi anterior (entre 2013 e 2016; 72,7%) (p=0,001). Todos os cursos eram vinculados a instituições privadas, que ofertavam 82.000 vagas, distribuídas em 1.363 Polos por todos os estados. Verificou-se predomínio em São Paulo (23,9%) e nas cidades localizadas no interior dos estados (64,3%) (p=0,001). Conclusão e implicações para prática Houve aumento significativo de cursos de graduação em saúde no ensino a distância no Brasil. Para Enfermagem, estes se caracterizaram por oferta privada e localizada no interior dos estados. Contudo, a distribuição regional ainda é desigual, concentrando Polos nas regiões mais ricas e centrais do país, e longe das áreas com maiores necessidades de saúde.
id UFRJ-4_d31595cd6a3435eff2e6f7f2042902a3
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000300221
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da EnfermagemSaúdeEnfermagemEducação em EnfermagemEducação SuperiorEnsino a DistânciaResumo Objetivo Analisar a oferta dos cursos de graduação em saúde na modalidade de Ensino a Distância no Brasil, destacando suas principais características para Enfermagem. Método Estudo transversal baseado em dados on line de cursos de graduação em saúde a distância, criados entre 2005 e 2020. Para doze graduações em saúde, destacaram-se características da criação e distribuição do ensino a distância, enfatizando-se a situação da Enfermagem. Realizaram-se testes de significância estatística (α=5%) e mapa. Resultados Verificaram-se 431 cursos de graduação em saúde, sendo a maioria deles criados entre 2017 e 2020 (≥61,4%). Para Enfermagem, o período de maior criação foi anterior (entre 2013 e 2016; 72,7%) (p=0,001). Todos os cursos eram vinculados a instituições privadas, que ofertavam 82.000 vagas, distribuídas em 1.363 Polos por todos os estados. Verificou-se predomínio em São Paulo (23,9%) e nas cidades localizadas no interior dos estados (64,3%) (p=0,001). Conclusão e implicações para prática Houve aumento significativo de cursos de graduação em saúde no ensino a distância no Brasil. Para Enfermagem, estes se caracterizaram por oferta privada e localizada no interior dos estados. Contudo, a distribuição regional ainda é desigual, concentrando Polos nas regiões mais ricas e centrais do país, e longe das áreas com maiores necessidades de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300221Escola Anna Nery v.25 n.3 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0145info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Fabiana AlvesRocha,Karla Kelma AlmeidaPortela,Raquel de AguiarSilva,Andréa Cristina OliveiraCorrêa,Rita da Graça Carvalhal FrazãoOliveira,Bruno Luciano Carneiro Alves depor2021-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000300221Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-02-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
title Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
spellingShingle Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
Soares,Fabiana Alves
Saúde
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Ensino a Distância
title_short Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
title_full Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
title_fullStr Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
title_full_unstemmed Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
title_sort Cenário da educação superior à distância em saúde no Brasil: a situação da Enfermagem
author Soares,Fabiana Alves
author_facet Soares,Fabiana Alves
Rocha,Karla Kelma Almeida
Portela,Raquel de Aguiar
Silva,Andréa Cristina Oliveira
Corrêa,Rita da Graça Carvalhal Frazão
Oliveira,Bruno Luciano Carneiro Alves de
author_role author
author2 Rocha,Karla Kelma Almeida
Portela,Raquel de Aguiar
Silva,Andréa Cristina Oliveira
Corrêa,Rita da Graça Carvalhal Frazão
Oliveira,Bruno Luciano Carneiro Alves de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Fabiana Alves
Rocha,Karla Kelma Almeida
Portela,Raquel de Aguiar
Silva,Andréa Cristina Oliveira
Corrêa,Rita da Graça Carvalhal Frazão
Oliveira,Bruno Luciano Carneiro Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Ensino a Distância
topic Saúde
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Ensino a Distância
description Resumo Objetivo Analisar a oferta dos cursos de graduação em saúde na modalidade de Ensino a Distância no Brasil, destacando suas principais características para Enfermagem. Método Estudo transversal baseado em dados on line de cursos de graduação em saúde a distância, criados entre 2005 e 2020. Para doze graduações em saúde, destacaram-se características da criação e distribuição do ensino a distância, enfatizando-se a situação da Enfermagem. Realizaram-se testes de significância estatística (α=5%) e mapa. Resultados Verificaram-se 431 cursos de graduação em saúde, sendo a maioria deles criados entre 2017 e 2020 (≥61,4%). Para Enfermagem, o período de maior criação foi anterior (entre 2013 e 2016; 72,7%) (p=0,001). Todos os cursos eram vinculados a instituições privadas, que ofertavam 82.000 vagas, distribuídas em 1.363 Polos por todos os estados. Verificou-se predomínio em São Paulo (23,9%) e nas cidades localizadas no interior dos estados (64,3%) (p=0,001). Conclusão e implicações para prática Houve aumento significativo de cursos de graduação em saúde no ensino a distância no Brasil. Para Enfermagem, estes se caracterizaram por oferta privada e localizada no interior dos estados. Contudo, a distribuição regional ainda é desigual, concentrando Polos nas regiões mais ricas e centrais do país, e longe das áreas com maiores necessidades de saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000300221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.3 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125783572480