A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva,Ana Karinne de Moura
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Macedo,Cibele Monteiro, Leonello,Valéria Marli, Oliveira,Maria Amélia de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.
id USP-24_012d33de514c293941f4d35217891f19
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342021000100492
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distânciaEducação SuperiorEducação a DistânciaEnfermagemRESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2020009903784info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva,Ana Karinne de MouraMacedo,Cibele MonteiroLeonello,Valéria MarliOliveira,Maria Amélia de Campospor2021-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342021000100492Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-08-10T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
title A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
spellingShingle A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
Saraiva,Ana Karinne de Moura
Educação Superior
Educação a Distância
Enfermagem
title_short A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
title_full A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
title_fullStr A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
title_full_unstemmed A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
title_sort A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem: cenário, interesses e desafios do ensino a distância
author Saraiva,Ana Karinne de Moura
author_facet Saraiva,Ana Karinne de Moura
Macedo,Cibele Monteiro
Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author_role author
author2 Macedo,Cibele Monteiro
Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva,Ana Karinne de Moura
Macedo,Cibele Monteiro
Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Educação a Distância
Enfermagem
topic Educação Superior
Educação a Distância
Enfermagem
description RESUMO Objetivo Analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, em particular, na modalidade de Ensino a Distância. Método Estudo exploratório, descritivo, analítico e documental que utilizou como fonte de dados secundários as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – entre os anos de 2009 e 2018. Resultados Observou-se crescimento do número de cursos e de novas vagas na modalidade a distância. Entretanto, apenas 8,89% dessas vagas ofertadas foram ocupadas, 3,39% dos matriculados concluíram o curso e 0,30% das vagas ofertadas tiveram alunos concluintes. Conclusão A expansão dos cursos de graduação em Enfermagem está articulada ao movimento geral da Educação Superior. Esse cenário revela os interesses do capital na educação, requerendo a construção coletiva de estratégias para a garantia do direito à educação pública, gratuita e com qualidade social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342021000100492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2020009903784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.55 2021
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936541388931072