A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Coutinho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19796
Resumo: Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.
id UFRJ_026e87e09df8a766b5396523b789257d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19796
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Ana Paula Coutinho deCavalcanti, Ana Maria Tavares2023-03-02T17:20:47Z2023-11-30T03:05:29Z2022-12-21SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19796Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-03-02T17:20:47Z No. of bitstreams: 1 APCSouza.pdf: 1513000 bytes, checksum: f22a51042f7763d823905f9f390d2fb5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-02T17:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APCSouza.pdf: 1513000 bytes, checksum: f22a51042f7763d823905f9f390d2fb5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-21Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTESéculo XIXArte brasileiraArte AgentinaÍndiosA criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19796/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALAPCSouza.pdfAPCSouza.pdfapplication/pdf1513000http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19796/1/APCSouza.pdff22a51042f7763d823905f9f390d2fb5MD5111422/197962023-11-30 00:05:29.124oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
spellingShingle A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
Souza, Ana Paula Coutinho de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
title_short A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_full A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_fullStr A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_full_unstemmed A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_sort A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
author Souza, Ana Paula Coutinho de
author_facet Souza, Ana Paula Coutinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Coutinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
contributor_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
dc.subject.por.fl_str_mv Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
description Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-02T17:20:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19796
identifier_str_mv SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19796/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19796/1/APCSouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
f22a51042f7763d823905f9f390d2fb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097279663144960