A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Coutinho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19796
Resumo: Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.
id UFRJ_026e87e09df8a766b5396523b789257d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19796
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentistaSéculo XIXArte brasileiraArte AgentinaÍndiosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEste trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJCavalcanti, Ana Maria TavaresSouza, Ana Paula Coutinho de2023-03-02T17:20:47Z2023-12-21T03:09:51Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
spellingShingle A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
Souza, Ana Paula Coutinho de
Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
title_short A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_full A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_fullStr A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_full_unstemmed A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
title_sort A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
author Souza, Ana Paula Coutinho de
author_facet Souza, Ana Paula Coutinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Coutinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic Século XIX
Arte brasileira
Arte Agentina
Índios
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
description Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
2023-03-02T17:20:47Z
2023-12-21T03:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19796
identifier_str_mv SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456041721135104