A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19796 |
Resumo: | Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte. |
id |
UFRJ_026e87e09df8a766b5396523b789257d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19796 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentistaSéculo XIXArte brasileiraArte AgentinaÍndiosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEEste trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJCavalcanti, Ana Maria TavaresSouza, Ana Paula Coutinho de2023-03-02T17:20:47Z2023-12-21T03:09:51Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
title |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
spellingShingle |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista Souza, Ana Paula Coutinho de Século XIX Arte brasileira Arte Agentina Índios CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
title_short |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
title_full |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
title_fullStr |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
title_full_unstemmed |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
title_sort |
A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista |
author |
Souza, Ana Paula Coutinho de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Coutinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Coutinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Século XIX Arte brasileira Arte Agentina Índios CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
Século XIX Arte brasileira Arte Agentina Índios CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
description |
Este trabalho aborda a criação da identidade nacional no Brasil e na Argentina, compreendendo os registros das expedições científicas, artísticas e de artistas viajantes independentes, como antecedentes deste processo. Foram considerados neste estudo, artistas que estiveram nos dois países em diferentes períodos durante o século XIX, sobretudo Johann Moritz Rugendas (1802-1858), por sua vasta produção artística ao longo de três décadas de viagens. Analisa-se como esses registros foram importantes fontes temáticas e iconográficas ao representar aspectos culturais, paisagísticos, históricos, entre outras características, ao mesmo tempo em que compunham um repertório para os futuros artistas nacionais, formados pelas instituições de ensino. Faz-se, assim, uma conexão entre produções realizadas por Rugendas pensando-as como registros de uma ‘identidade não oficial’, e as pinturas A primeira missa no Brasil (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), e La vuelta del Malón (1892) de Angel della Valle (1852-1903), tomadas como representantes do discurso de identidade nacional no Brasil e na Argentina, respectivamente. Busca-se assimilar os aspectos artísticos em consonância com os aspectos históricos e políticos que permearam as representações pictóricas sobre indígenas na criação da identidade nacional nos dois países, pensando o uso da arte como discurso. A metodologia consiste na análise das obras como fontes primárias; em pesquisas sobre a repercussão das obras e artistas em registros de jornais; na consulta a documentações englobando atas de reuniões, decretos e cartas; bem como na leitura de livros dos artistas viajantes abordados e publicações mais recentes do campo da história da arte. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 2023-03-02T17:20:47Z 2023-12-21T03:09:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19796 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Paula Coutinho de. A criação da identidade nacional e a pintura sobre indígenas no Brasil e na Argentina oitocentista.2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456041721135104 |