Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo Cesar Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12341
Resumo: Analisa a participação de dois estudantes de baixa visão da Escola de Cinema Adèle Sigaud, do Instituto Benjamin Constant (IBC), na 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), realizada no período de 17 a 22 de Junho de 2015. Os estudantes tiveram a oportunidade de representar a instituição, exibindo os filmes produzidos durante as aulas de cinema. Diante disso, nosso objetivo central é investigar possíveis visibilidades das ações discentes do público de baixa visão através da prática cinematográfica. O referencial teórico que permeia as questões norteadoras e a hipótese deste estudos concentra-se na Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008), desenvolvida pelo cineasta e educador Alain Bergala e na Igualdade de Inteligências (RANCIÈRE, 2002). Partimos destes referenciais como escopo para a construção teórico-metodológica deste estudo, que norteia o processo de criação de um filme, em formato de Abecedário, onde os próprios estudantes narram suas experiências entre assistir e fazer cinema no interior da escola ao momento de exibição de seus filmes, fora do contexto escolar. O objetivo do presente estudo é, a partir deste recorte, contribuir para o avanço de discussões sobre possíveis visibilidades das ações dos estudantes de baixa visão através de experiências cinematográficas.
id UFRJ_0b598e7b260bf8b5ef6d4b8cc250860b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12341
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro PretoCinemaBaixa visãoEducação especialEducação inclusivaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAnalisa a participação de dois estudantes de baixa visão da Escola de Cinema Adèle Sigaud, do Instituto Benjamin Constant (IBC), na 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), realizada no período de 17 a 22 de Junho de 2015. Os estudantes tiveram a oportunidade de representar a instituição, exibindo os filmes produzidos durante as aulas de cinema. Diante disso, nosso objetivo central é investigar possíveis visibilidades das ações discentes do público de baixa visão através da prática cinematográfica. O referencial teórico que permeia as questões norteadoras e a hipótese deste estudos concentra-se na Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008), desenvolvida pelo cineasta e educador Alain Bergala e na Igualdade de Inteligências (RANCIÈRE, 2002). Partimos destes referenciais como escopo para a construção teórico-metodológica deste estudo, que norteia o processo de criação de um filme, em formato de Abecedário, onde os próprios estudantes narram suas experiências entre assistir e fazer cinema no interior da escola ao momento de exibição de seus filmes, fora do contexto escolar. O objetivo do presente estudo é, a partir deste recorte, contribuir para o avanço de discussões sobre possíveis visibilidades das ações dos estudantes de baixa visão através de experiências cinematográficas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJFresquet, Adriana MabelMonteiro, Aline VeríssimoWalter, Fernanda OmelczukMoreira, Leonardo Cesar Alves2020-06-03T18:08:55Z2023-12-21T03:07:11Z2017-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOREIRA, Leonardo Cesar Alves. Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12341Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
title Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
spellingShingle Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
Moreira, Leonardo Cesar Alves
Cinema
Baixa visão
Educação especial
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
title_full Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
title_fullStr Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
title_full_unstemmed Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
title_sort Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
author Moreira, Leonardo Cesar Alves
author_facet Moreira, Leonardo Cesar Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fresquet, Adriana Mabel
Monteiro, Aline Veríssimo
Walter, Fernanda Omelczuk
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonardo Cesar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Baixa visão
Educação especial
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Cinema
Baixa visão
Educação especial
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Analisa a participação de dois estudantes de baixa visão da Escola de Cinema Adèle Sigaud, do Instituto Benjamin Constant (IBC), na 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), realizada no período de 17 a 22 de Junho de 2015. Os estudantes tiveram a oportunidade de representar a instituição, exibindo os filmes produzidos durante as aulas de cinema. Diante disso, nosso objetivo central é investigar possíveis visibilidades das ações discentes do público de baixa visão através da prática cinematográfica. O referencial teórico que permeia as questões norteadoras e a hipótese deste estudos concentra-se na Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008), desenvolvida pelo cineasta e educador Alain Bergala e na Igualdade de Inteligências (RANCIÈRE, 2002). Partimos destes referenciais como escopo para a construção teórico-metodológica deste estudo, que norteia o processo de criação de um filme, em formato de Abecedário, onde os próprios estudantes narram suas experiências entre assistir e fazer cinema no interior da escola ao momento de exibição de seus filmes, fora do contexto escolar. O objetivo do presente estudo é, a partir deste recorte, contribuir para o avanço de discussões sobre possíveis visibilidades das ações dos estudantes de baixa visão através de experiências cinematográficas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2020-06-03T18:08:55Z
2023-12-21T03:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Leonardo Cesar Alves. Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/12341
identifier_str_mv MOREIRA, Leonardo Cesar Alves. Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/12341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007395999744