O bom e o mau professor na ótica dos estudantes dos níveis de ensino fundamental, médio e de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcia Rodrigues
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6645
Resumo: As categorias que predominaram na classificação dos bons e maus professores por seus estudantes nos três níveis de ensino pesquisados foram "Descrições do Processo de Ensino", "Características Físicas e Pessoais do Professor" e "Qualidade do Relacionamento entre Professor e Aluno", sempre nessa ordem, representando o conjunto das três categorias, em todos os casos, sempre um percentual em torno de 90% do total das respostas dadas pelos estudantes, o que respalda sua importância para o bom ou mau professor em qualquer nível de ensino. Não pareceu haver correspondência entre a preferência do estudante em relação aos seus bons e maus professores e as matérias que estes mesmos professores ministram, sendo possível sugerir que a opção dos estudantes quanto ao professor está associada a forma como ele ensina e não tanto ao que ele ensina. Sendo assim, a capacidade de comunicação do professor ganha um destaque especial na medida em que permite ao bom professor construir uma aula com significado, onde o professor atua como um facilitador da aquisição do conhecimento por parte de seus estudantes. As qualidades do bom professor admitem possibilidade de treinamento e seu trabalho pode ser enriquecido com a disponibilidade de recursos audio-visuais e de informática, porém, apenas o ser humano professor parece ser capaz de estabelecer a comunicação necessária que torna efetivo o processo de ensino-aprendizagem. Em princípio, não parece haver uma correspondência entre o sexo do professor, frente ao sexo do estudante, e a sua classificação como bom ou mau professor.
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Não pareceu haver correspondência entre a preferência do estudante em relação aos seus bons e maus professores e as matérias que estes mesmos professores ministram, sendo possível sugerir que a opção dos estudantes quanto ao professor está associada a forma como ele ensina e não tanto ao que ele ensina. Sendo assim, a capacidade de comunicação do professor ganha um destaque especial na medida em que permite ao bom professor construir uma aula com significado, onde o professor atua como um facilitador da aquisição do conhecimento por parte de seus estudantes. As qualidades do bom professor admitem possibilidade de treinamento e seu trabalho pode ser enriquecido com a disponibilidade de recursos audio-visuais e de informática, porém, apenas o ser humano professor parece ser capaz de estabelecer a comunicação necessária que torna efetivo o processo de ensino-aprendizagem. Em princípio, não parece haver uma correspondência entre o sexo do professor, frente ao sexo do estudante, e a sua classificação como bom ou mau professor.The predominant categories in the students' good and bad teachers classification in ali school leveis studied was "Descriptions of the teaching process", "Physical and personal characteristics of a teacher" and "Quality of relationship between teacher and student", always in this arder. ln ali situations studied, this group of categories represented 90% of the total students responses. This result led to a perception of this group of categories importance in the good and bad teacher classification. No correspondence has be found between the student preferences of their teachers and the teachers subject. So it is possible to suggest that the students preference was related to the teaching way instead the subject taught. Then the teachers communication capacity stands out distinctly because permits to the teacher constructs a significant communication process in his/her classes with effective learning by the students. The good teacher qualities seems possible trainable and although the teachers work could be enriched by refined equipment for the schools that improve considerably the learning process the teachers characteristics should more important to the success of learning process. At first view it was no correspondence between teachers sex by pupils sex and the good and bad teachers classification.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2019-03-12T02:46:15Z No. of bitstreams: 1 836950.pdf: 2496100 bytes, checksum: 9bf2d9989f845786d2cc7561573b5ee2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-12T02:46:15Z (GMT). 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