Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Fernanda de Abreu
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/768
Resumo: Diante de um cenário onde o congestionamento do espaço publicitário é uma realidade, as empresas enfrentam dificuldades para impactar o público-alvo com as suas mensagens. Anunciar custa cada vez mais caro e os consumidores não são capazes de assimilar o enorme número de mensagens as quais estão expostos diariamente. Cabe aos profissionais de marketing encontrar maneiras alternativas e eficazes de comunicação. Este trabalho pretende discutir os fundamentos do marketing esportivo, mostrando de que maneira o esporte pode ser usado como um canal de comunicação com o público. Serão apresentados características e valores do esporte para que seja possível entender como a associação de marcas a este segmento pode contribuir para posicionar, agregar valor e promover uma marca no mercado. Por fim, será analisado um caso de patrocínio do futebol brasileiro, o da marca Olympikus ao Clube de Regatas do Flamengo, para exemplificar o conteúdo abordado ao longo do trabalho.
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