Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5966 |
Resumo: | A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo. |
id |
UFRJ_233adae42402f8c13780655141da038d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5966 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Napolitano, Thatiana de Assishttp://lattes.cnpq.br/8834685513728990Venâncio Filho, Paulo2018-12-11T17:13:45Z2023-11-30T03:02:04Z2018NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/5966Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2018-12-11T17:13:45Z No. of bitstreams: 1 TNapolitano.pdf: 1221074 bytes, checksum: be7025ad6f3b73db62c6352371ba31b5 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-11T17:13:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TNapolitano.pdf: 1221074 bytes, checksum: be7025ad6f3b73db62c6352371ba31b5 (MD5) Previous issue date: 2018A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEObra de arteParticipaçãoArte contemporâneaCriação artísticaObras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTNapolitano.pdfTNapolitano.pdfapplication/pdf1221074http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5966/1/TNapolitano.pdfbe7025ad6f3b73db62c6352371ba31b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5966/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/59662023-11-30 00:02:04.555oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
spellingShingle |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra Napolitano, Thatiana de Assis CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística |
title_short |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_full |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_fullStr |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_full_unstemmed |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_sort |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
author |
Napolitano, Thatiana de Assis |
author_facet |
Napolitano, Thatiana de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Napolitano, Thatiana de Assis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Venâncio Filho, Paulo |
contributor_str_mv |
Venâncio Filho, Paulo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística |
description |
A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-11T17:13:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5966 |
identifier_str_mv |
NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5966/1/TNapolitano.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5966/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be7025ad6f3b73db62c6352371ba31b5 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097122284470272 |