Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Napolitano, Thatiana de Assis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5966
Resumo: A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.
id UFRJ_233adae42402f8c13780655141da038d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5966
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obraObra de arteParticipaçãoArte contemporâneaCriação artísticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEA relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJVenâncio Filho, Paulohttp://lattes.cnpq.br/8834685513728990Napolitano, Thatiana de Assis2018-12-11T17:13:45Z2023-12-21T03:03:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/5966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5966Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
title Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
spellingShingle Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
Napolitano, Thatiana de Assis
Obra de arte
Participação
Arte contemporânea
Criação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
title_short Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
title_full Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
title_fullStr Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
title_full_unstemmed Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
title_sort Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
author Napolitano, Thatiana de Assis
author_facet Napolitano, Thatiana de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venâncio Filho, Paulo
http://lattes.cnpq.br/8834685513728990
dc.contributor.author.fl_str_mv Napolitano, Thatiana de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Obra de arte
Participação
Arte contemporânea
Criação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic Obra de arte
Participação
Arte contemporânea
Criação artística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
description A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T17:13:45Z
2018
2023-12-21T03:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/5966
identifier_str_mv NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/5966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455979678990336