Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5966 |
Resumo: | A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo. |
id |
UFRJ_233adae42402f8c13780655141da038d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5966 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obraObra de arteParticipaçãoArte contemporâneaCriação artísticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEA relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJVenâncio Filho, Paulohttp://lattes.cnpq.br/8834685513728990Napolitano, Thatiana de Assis2018-12-11T17:13:45Z2023-12-21T03:03:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/5966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5966Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
spellingShingle |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra Napolitano, Thatiana de Assis Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
title_short |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_full |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_fullStr |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_full_unstemmed |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
title_sort |
Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra |
author |
Napolitano, Thatiana de Assis |
author_facet |
Napolitano, Thatiana de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Venâncio Filho, Paulo http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Napolitano, Thatiana de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
Obra de arte Participação Arte contemporânea Criação artística CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
description |
A relação entre o observador e a obra se intensificou de forma gradativa diante das diversas manifestações artísticas existentes já que, devido a inúmeros marcos na história da arte, mudanças ocorreram para resignificar essa relação e torná-la cada vez mais presente para finalmente apreender a obra de arte em sua totalidade. Sendo assim, a pesquisa se constrói acerca de uma reflexão crítica a respeito de uma relação, considerada anteriormente passiva e que se torna gradativamente ativa, do público para com a obra. Busca-se questionar e compreender os níveis existentes de participação na arte, partindo do princípio de que toda obra de arte é participativa, independentemente de seu tempo, espaço e materialidade. Pretende-se investigar e perceber a participação na arte como meio e substância para diversas possibilidades, geradora de conexões e experiências abrangentes ao criar relações duradouras entre indivíduos e o mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11T17:13:45Z 2018 2023-12-21T03:03:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/5966 |
identifier_str_mv |
NAPOLITANO, Thatiana de Assis. Obras de arte participativas: uma reflexão crítica sobre a relação do espectador com a obra. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455979678990336 |