Animalia: a estética pixel art nos jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Pedro da Silva Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/23800
Resumo: Este projeto tem como objetivo criar pixel art para um jogo. O mesmo visa ser referencial de pesquisa e guia para curiosos. Para isto, o projeto foi dividido em dois momentos: contexto teórico e desenvolvimento prático. O primeiro é a apresentação da pixel art, abordando origem, história sob a perspectiva de jogos, características, técnicas, curiosidades, relação com o mercado e entrevistas com artistas. O texto foi escrito em diálogo, principalmente, com as dissertações dos autores Rowan Silveira e Filipe Alencar, com o livro “Pixel Art for game developers” de Daniel Silber e, com as respostas dos artistas. Durante a escrita, foram discutidas algumas questões levantadas: A pixel art exige capacidade de abstração da imagem do artista; A pixel art é um estilo econômico, por ser uma técnica com curva fácil de aprendizado e maior chances de polimento; A pixel art é um estilo de arte 2D pregnante no mundo dos jogos, bem recebido até hoje por conta da nostalgia atrelada à estética retrô. Quanto à segunda parte do projeto, apresentou a pesquisa com usuários, definição da ideia do jogo, análise de similares, desenvolvimento do jogo e do logo. Como metodologia, foi utilizada a Tétrade Elemental de Jesse Schell do livro ”Book of Lenses” para estruturar as etapas de criação do jogo. E, os 4 volumes de “Regras do Jogo” de Katie Salen e Eric Zimmerman para auxiliar em fatores de game design.
id UFRJ_2384aef4b82a31e5cebbe2aa4624a1dd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/23800
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Animalia: a estética pixel art nos jogosPixel ArtAbstraçãoVídeogamesEstéticaFauna brasileiraAbstractionVideo gamesAestheticsBrazilian faunaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEste projeto tem como objetivo criar pixel art para um jogo. O mesmo visa ser referencial de pesquisa e guia para curiosos. Para isto, o projeto foi dividido em dois momentos: contexto teórico e desenvolvimento prático. O primeiro é a apresentação da pixel art, abordando origem, história sob a perspectiva de jogos, características, técnicas, curiosidades, relação com o mercado e entrevistas com artistas. O texto foi escrito em diálogo, principalmente, com as dissertações dos autores Rowan Silveira e Filipe Alencar, com o livro “Pixel Art for game developers” de Daniel Silber e, com as respostas dos artistas. Durante a escrita, foram discutidas algumas questões levantadas: A pixel art exige capacidade de abstração da imagem do artista; A pixel art é um estilo econômico, por ser uma técnica com curva fácil de aprendizado e maior chances de polimento; A pixel art é um estilo de arte 2D pregnante no mundo dos jogos, bem recebido até hoje por conta da nostalgia atrelada à estética retrô. Quanto à segunda parte do projeto, apresentou a pesquisa com usuários, definição da ideia do jogo, análise de similares, desenvolvimento do jogo e do logo. Como metodologia, foi utilizada a Tétrade Elemental de Jesse Schell do livro ”Book of Lenses” para estruturar as etapas de criação do jogo. E, os 4 volumes de “Regras do Jogo” de Katie Salen e Eric Zimmerman para auxiliar em fatores de game design.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJPereira Junior, Clorisval Gomes Pereira Juniorhttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679Senna, Marcelus Gaio Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/9360708437523544Ponte, Raquel Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946Santos, João Pedro da Silva Cardoso2024-09-30T21:28:23Z2024-10-02T03:00:13Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, João Pedro da Silva Cardoso. Animalia: a estética pixel art nos jogos. 2023. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://hdl.handle.net/11422/23800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-02T03:00:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23800Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-02T03:00:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Animalia: a estética pixel art nos jogos
title Animalia: a estética pixel art nos jogos
spellingShingle Animalia: a estética pixel art nos jogos
Santos, João Pedro da Silva Cardoso
Pixel Art
Abstração
Vídeogames
Estética
Fauna brasileira
Abstraction
Video games
Aesthetics
Brazilian fauna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
title_short Animalia: a estética pixel art nos jogos
title_full Animalia: a estética pixel art nos jogos
title_fullStr Animalia: a estética pixel art nos jogos
title_full_unstemmed Animalia: a estética pixel art nos jogos
title_sort Animalia: a estética pixel art nos jogos
author Santos, João Pedro da Silva Cardoso
author_facet Santos, João Pedro da Silva Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira Junior, Clorisval Gomes Pereira Junior
http://lattes.cnpq.br/9391666193621679
Senna, Marcelus Gaio Silveira de
http://lattes.cnpq.br/9360708437523544
Ponte, Raquel Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/3837159067419946
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Pedro da Silva Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Pixel Art
Abstração
Vídeogames
Estética
Fauna brasileira
Abstraction
Video games
Aesthetics
Brazilian fauna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
topic Pixel Art
Abstração
Vídeogames
Estética
Fauna brasileira
Abstraction
Video games
Aesthetics
Brazilian fauna
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
description Este projeto tem como objetivo criar pixel art para um jogo. O mesmo visa ser referencial de pesquisa e guia para curiosos. Para isto, o projeto foi dividido em dois momentos: contexto teórico e desenvolvimento prático. O primeiro é a apresentação da pixel art, abordando origem, história sob a perspectiva de jogos, características, técnicas, curiosidades, relação com o mercado e entrevistas com artistas. O texto foi escrito em diálogo, principalmente, com as dissertações dos autores Rowan Silveira e Filipe Alencar, com o livro “Pixel Art for game developers” de Daniel Silber e, com as respostas dos artistas. Durante a escrita, foram discutidas algumas questões levantadas: A pixel art exige capacidade de abstração da imagem do artista; A pixel art é um estilo econômico, por ser uma técnica com curva fácil de aprendizado e maior chances de polimento; A pixel art é um estilo de arte 2D pregnante no mundo dos jogos, bem recebido até hoje por conta da nostalgia atrelada à estética retrô. Quanto à segunda parte do projeto, apresentou a pesquisa com usuários, definição da ideia do jogo, análise de similares, desenvolvimento do jogo e do logo. Como metodologia, foi utilizada a Tétrade Elemental de Jesse Schell do livro ”Book of Lenses” para estruturar as etapas de criação do jogo. E, os 4 volumes de “Regras do Jogo” de Katie Salen e Eric Zimmerman para auxiliar em fatores de game design.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-13
2024-09-30T21:28:23Z
2024-10-02T03:00:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, João Pedro da Silva Cardoso. Animalia: a estética pixel art nos jogos. 2023. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
http://hdl.handle.net/11422/23800
identifier_str_mv SANTOS, João Pedro da Silva Cardoso. Animalia: a estética pixel art nos jogos. 2023. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
url http://hdl.handle.net/11422/23800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456060719235072