O ensino remoto no ensino superior: uma análise sobre a percepção de estudantes de pedagogia da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Vivyane
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17327
Resumo: Com o objetivo de analisar as percepções do ensino remoto na formação dos estudantes de Pedagogia da UFRJ, se fez necessário entender as marcas deixadas pelo novo modelo de ensino, implementado nesses tempos inéditos para os futuros professores-pedagogos formados pela UFRJ. A investigação propõe, em especial, notar de que forma os licenciandos avaliam a aprendizagem nas disciplinas vivenciadas em contexto virtual, perceber se existiu alguma interferência no tempo de conclusão de curso como consequência da adoção das aulas remotas para os respondentes que contribuíram com a pesquisa, além de avaliar se em um cenário não pandêmico, após a experiência vivida desde 2020, o ensino mediado por tecnologias (atualmente nomeado ensino remoto) seria opção para esses estudantes em parte da formação, caso fosse ofertada essa possibilidade. A pesquisa em questão propõe um recorte do estudo “Condições para o estudo de estudantes de cursos de graduação e de licenciaturas da UFRJ em tempos da pandemia COVID-19: uma análise sobre discência, docência e didática durante o período de aulas remotas”, desenvolvido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Docência e Formação de Professores (GEDOC). Esta pesquisa monográfica tem por metodologia a seleção de algumas questões específicas do questionário do GEDOC, a ser aplicado a toda comunidade docente e discente da UFRJ, com o foco nas respostas dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. As contribuições de Darcy Ribeiro, ao enfatizar os atravessamentos políticos e sociais da luta por uma universidade pública de qualidade; Nelson Pretto, ao trazer apontamentos sobre a trajetória da inclusão digital na educação brasileira; e Bernard Charlot, ao retratar as diferentes reflexões necessárias para a compreensão da relação com o saber; aliadas ao levantamento das produções atuais sobre este tema ainda pouco explorado, permitem uma análise sobre as percepções e projeções de futuros pedagogos diante do estudo vivenciado tempos inéditos. Ao investigar as mudanças impostas ao campo educacional, especialmente a partir da realidade dos atores neste momento pandêmico, em nosso caso, futuros professores-pedagogos, o estudo permite identificar que existem diferentes percepções acerca da presença do ensino remoto na graduação desses estudantes, apesar da limitação que a ferramenta utilizada apresenta. Torna-se perceptível a divisão entre pessoas que receberam positivamente e negativamente a implementação do novo modelo, assim como a projeção para escolha do mesmo em um possível futuro. A investigação possibilitou observar que a forma que esses sujeitos, que ocupam os dois lados da relação de ensino aprendizagem, foram atingidos pelo momento único vivenciado, refletindo em possíveis influências nas suas trajetórias como corpo discente ou docente. É ao pesquisar o campo educacional ao longo das transformações perpassadas por este que a constante luta pela garantia do direito à educação se fortalece.
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A pesquisa em questão propõe um recorte do estudo “Condições para o estudo de estudantes de cursos de graduação e de licenciaturas da UFRJ em tempos da pandemia COVID-19: uma análise sobre discência, docência e didática durante o período de aulas remotas”, desenvolvido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Docência e Formação de Professores (GEDOC). Esta pesquisa monográfica tem por metodologia a seleção de algumas questões específicas do questionário do GEDOC, a ser aplicado a toda comunidade docente e discente da UFRJ, com o foco nas respostas dos estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. As contribuições de Darcy Ribeiro, ao enfatizar os atravessamentos políticos e sociais da luta por uma universidade pública de qualidade; Nelson Pretto, ao trazer apontamentos sobre a trajetória da inclusão digital na educação brasileira; e Bernard Charlot, ao retratar as diferentes reflexões necessárias para a compreensão da relação com o saber; aliadas ao levantamento das produções atuais sobre este tema ainda pouco explorado, permitem uma análise sobre as percepções e projeções de futuros pedagogos diante do estudo vivenciado tempos inéditos. Ao investigar as mudanças impostas ao campo educacional, especialmente a partir da realidade dos atores neste momento pandêmico, em nosso caso, futuros professores-pedagogos, o estudo permite identificar que existem diferentes percepções acerca da presença do ensino remoto na graduação desses estudantes, apesar da limitação que a ferramenta utilizada apresenta. Torna-se perceptível a divisão entre pessoas que receberam positivamente e negativamente a implementação do novo modelo, assim como a projeção para escolha do mesmo em um possível futuro. A investigação possibilitou observar que a forma que esses sujeitos, que ocupam os dois lados da relação de ensino aprendizagem, foram atingidos pelo momento único vivenciado, refletindo em possíveis influências nas suas trajetórias como corpo discente ou docente. 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