Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Déborah Veviani da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1397
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios.
id UFRJ_2846e3a505db1f9ef4ffe0216c4f79da
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1397
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa AmazônistaPublicidadeSemióticaMelissa AmazonistaInovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSilva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Villas-Boas, Andre Fabiohttp://lattes.cnpq.br/1372746712628330Machado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Silva, Déborah Veviani da2017-02-10T13:09:58Z2023-12-21T03:02:34Z2011-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
title Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
spellingShingle Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
Silva, Déborah Veviani da
Publicidade
Semiótica
Melissa Amazonista
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
title_full Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
title_fullStr Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
title_full_unstemmed Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
title_sort Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
author Silva, Déborah Veviani da
author_facet Silva, Déborah Veviani da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Júnior, Amaury Fernandes da
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
Villas-Boas, Andre Fabio
http://lattes.cnpq.br/1372746712628330
Machado, Monica
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Déborah Veviani da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Semiótica
Melissa Amazonista
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Publicidade
Semiótica
Melissa Amazonista
Inovação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-06
2017-02-10T13:09:58Z
2023-12-21T03:02:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/1397
identifier_str_mv SILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/1397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954428231680