Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1397 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios. |
id |
UFRJ_2846e3a505db1f9ef4ffe0216c4f79da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1397 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa AmazônistaPublicidadeSemióticaMelissa AmazonistaInovaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSilva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Villas-Boas, Andre Fabiohttp://lattes.cnpq.br/1372746712628330Machado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Silva, Déborah Veviani da2017-02-10T13:09:58Z2023-12-21T03:02:34Z2011-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/1397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1397Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
title |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
spellingShingle |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista Silva, Déborah Veviani da Publicidade Semiótica Melissa Amazonista Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
title_full |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
title_fullStr |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
title_full_unstemmed |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
title_sort |
Discover, explore, play: uma análise semiótica da campanha da Melissa Amazônista |
author |
Silva, Déborah Veviani da |
author_facet |
Silva, Déborah Veviani da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Júnior, Amaury Fernandes da http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 Villas-Boas, Andre Fabio http://lattes.cnpq.br/1372746712628330 Machado, Monica http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Déborah Veviani da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Semiótica Melissa Amazonista Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Publicidade Semiótica Melissa Amazonista Inovação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos anúncios da campanha publicitária Melissa Amazonista sob a abordagem semiótica utilizando como metodologia a análise da imagem publicitária proposta por Roland Barthes. A escolha do tema sugerido justifica-se pela investigação dos motivos que levaram uma linha de produtos feita basicamente de plástico, e sempre tratados como item fashion e cool dentro do discurso publicitário, a construir uma campanha embasada na floresta Amazônica e em todos os conceitos que a circunda. Através da apresentação do histórico da marca e da campanha busca-se visualizar os pilares valorativos responsáveis pela escolha desta temática. A partir de uma breve discussão dentro da corrente analítica da semiologia da imagem é analisado cada um dos sete anúncios que compõem a campanha impressa desta coleção e as possíveis mensagens que a marca pretende conotar. E, finalmente, a pesquisa pretende decifrar estes “códigos” e por meio deles demonstrar a existência de uma retórica da imagem, explicitando argumentos visuais construídos por meio dos elementos presentes nos anúncios. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-06 2017-02-10T13:09:58Z 2023-12-21T03:02:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/1397 |
identifier_str_mv |
SILVA, Déborah Veviani da. Discover, Explore, Play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista. Rio de Janeiro, 2011. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954428231680 |