Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reguffe, Thais Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14890
Resumo: Em um contexto globalizado e de concorrência acirrada, o comportamento do consumidor é cada vez menos previsível, uma vez que este está cada vez mais empoderado e consciente. Lançar produtos torna-se, então, uma estratégia essencial para a sobrevivência de um negócio. Quando se trata do ramo higiene e beleza, essa necessidade é ainda mais evidente devido ao número de informações disponíveis no mercado, quantidade de concorrentes, surgimento de novos entrantes e fatores como “digitais influencers” que passam a exercer grande influência no mercado de bens e consumo. Porém, o lançamento de um produto inclui diversas etapas e riscos desde o seu planejamento até ser disponibilizado no ponto de venda. Para ter sucesso e um posicionamento de marca forte é fundamental estruturar o mix de marketing de forma coerente, estudar a fundo o mercado e seus concorrentes fazendo uma análise sobre as marcas existentes, e além de tudo, colocar o consumidor no centro de todas as decisões estratégicas, compreendendo suas necessidades e motivações. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho buscou analisar a estruturação dos 4Ps de marketing utilizadas pela empresa L’Oréal Brasil no lançamento da linha de cuidado capilar Longo dos Sonhos no mercado de beleza brasileiro, trazendo uma contraposição da teoria e o que foi aplicado, de fato, na prática.
id UFRJ_2a05ecdd15a731a2d8fa47bddbcf5547
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14890
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Reguffe, Thais Mourahttp://lattes.cnpq.br/7146346056851822Bittencourt, Renato Nuneshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111Rocha, Hilda Nogueira Alves2021-08-26T12:33:10Z2023-11-30T03:04:25Z2019-12REGUFFE, Thais Moura. Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14890Submitted by Natasha Valladão (natashasilvaa4@gmail.com) on 2021-06-11T14:03:42Z No. of bitstreams: 1 TMReguffe.pdf: 599419 bytes, checksum: affd18fef9fc7645a43db2abf86faff4 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2021-08-26T12:33:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TMReguffe.pdf: 599419 bytes, checksum: affd18fef9fc7645a43db2abf86faff4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-26T12:33:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TMReguffe.pdf: 599419 bytes, checksum: affd18fef9fc7645a43db2abf86faff4 (MD5) Previous issue date: 2019-12Em um contexto globalizado e de concorrência acirrada, o comportamento do consumidor é cada vez menos previsível, uma vez que este está cada vez mais empoderado e consciente. Lançar produtos torna-se, então, uma estratégia essencial para a sobrevivência de um negócio. Quando se trata do ramo higiene e beleza, essa necessidade é ainda mais evidente devido ao número de informações disponíveis no mercado, quantidade de concorrentes, surgimento de novos entrantes e fatores como “digitais influencers” que passam a exercer grande influência no mercado de bens e consumo. Porém, o lançamento de um produto inclui diversas etapas e riscos desde o seu planejamento até ser disponibilizado no ponto de venda. Para ter sucesso e um posicionamento de marca forte é fundamental estruturar o mix de marketing de forma coerente, estudar a fundo o mercado e seus concorrentes fazendo uma análise sobre as marcas existentes, e além de tudo, colocar o consumidor no centro de todas as decisões estratégicas, compreendendo suas necessidades e motivações. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho buscou analisar a estruturação dos 4Ps de marketing utilizadas pela empresa L’Oréal Brasil no lançamento da linha de cuidado capilar Longo dos Sonhos no mercado de beleza brasileiro, trazendo uma contraposição da teoria e o que foi aplicado, de fato, na prática.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEstratégia de marketingDesenvolvimento de produtosComportamento do consumidorMarketing mixConsumer behaviorAnálise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTMReguffe.pdfTMReguffe.pdfapplication/pdf599419http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14890/1/TMReguffe.pdfaffd18fef9fc7645a43db2abf86faff4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14890/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/148902023-11-30 00:04:25.234oai:pantheon.ufrj.br:11422/14890TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
title Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
spellingShingle Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
Reguffe, Thais Moura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Estratégia de marketing
Desenvolvimento de produtos
Comportamento do consumidor
Marketing mix
Consumer behavior
title_short Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
title_full Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
title_fullStr Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
title_full_unstemmed Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
title_sort Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil
author Reguffe, Thais Moura
author_facet Reguffe, Thais Moura
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7146346056851822
dc.contributor.author.fl_str_mv Reguffe, Thais Moura
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bittencourt, Renato Nunes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5173102478506111
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Hilda Nogueira Alves
contributor_str_mv Bittencourt, Renato Nunes
Rocha, Hilda Nogueira Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Estratégia de marketing
Desenvolvimento de produtos
Comportamento do consumidor
Marketing mix
Consumer behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing
Desenvolvimento de produtos
Comportamento do consumidor
Marketing mix
Consumer behavior
description Em um contexto globalizado e de concorrência acirrada, o comportamento do consumidor é cada vez menos previsível, uma vez que este está cada vez mais empoderado e consciente. Lançar produtos torna-se, então, uma estratégia essencial para a sobrevivência de um negócio. Quando se trata do ramo higiene e beleza, essa necessidade é ainda mais evidente devido ao número de informações disponíveis no mercado, quantidade de concorrentes, surgimento de novos entrantes e fatores como “digitais influencers” que passam a exercer grande influência no mercado de bens e consumo. Porém, o lançamento de um produto inclui diversas etapas e riscos desde o seu planejamento até ser disponibilizado no ponto de venda. Para ter sucesso e um posicionamento de marca forte é fundamental estruturar o mix de marketing de forma coerente, estudar a fundo o mercado e seus concorrentes fazendo uma análise sobre as marcas existentes, e além de tudo, colocar o consumidor no centro de todas as decisões estratégicas, compreendendo suas necessidades e motivações. Partindo dessa perspectiva, o presente trabalho buscou analisar a estruturação dos 4Ps de marketing utilizadas pela empresa L’Oréal Brasil no lançamento da linha de cuidado capilar Longo dos Sonhos no mercado de beleza brasileiro, trazendo uma contraposição da teoria e o que foi aplicado, de fato, na prática.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T12:33:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REGUFFE, Thais Moura. Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14890
identifier_str_mv REGUFFE, Thais Moura. Análise das estratégias de marketing da L’Oréal: um estudo de caso sobre o lançamento da linha Longo dos Sonhos no Brasil. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/14890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14890/1/TMReguffe.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14890/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv affd18fef9fc7645a43db2abf86faff4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097207773822976