Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jaqueline dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19156
Resumo: O tema central desta monografia é o vínculo entre medicalização e educação, com foco específico no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O problema apresentado procura compreender quais atitudes no ambiente escolar endossam o encaminhamento de crianças aos especialistas e a alimentar a proliferação do diagnóstico de TDAH. O objetivo é analisar o porquê do encaminhamento de crianças para diagnóstico de TDAH é realizado majoritariamente pela instituição escolar, buscando também explicitar o conceito de TDAH; compreender o aumento do TDAH na atualidade; evidenciar os meios que a escola tem para identificar o TDAH; investigar a relação entre encaminhamento para diagnóstico e a prática docente; e, por fim, compreender a relação entre o diagnóstico e a medicalização da educação e da infância. A metodologia deste trabalho se baseia em uma pesquisa bibliográfica, organizada em busca de referências com visões distintas do tema, aprofundando o campo das controvérsias. Esta revisão bibliográfica examina desde autores clássicos, defensores da existência do transtorno a autores donos de uma visão mais crítica e ampliada, incluindo também outras referências que estendem a discussão para o campo educacional. Como resultado, verifica-se a existência de uma íntima ligação entre a escola e a produção do diagnóstico do que passa a se chamar de comportamento fora dos padrões. O olhar do professor está sendo condicionado por meio de um processo de medicalização da educação e da vida a considerar essa criança como alguém que possui um “problema”. A desresponsabilização do sistema educação frente ao fracasso escolar é também uma das razões para que o corpo escolar oriente as famílias de alunos a buscarem auxílio médico para este “problema”. Observa-se, assim, que a criança que não corresponde a um ideal de educação é inserida em um ciclo de diferenciação em relação às demais, seguido de encaminhamento ao diagnóstico e, posteriormente, à medicação. Um ciclo marcado, ao final, pela culpabilização do aluno por um possível fracasso e pela desresponsabilização dos demais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Em conclusão, se a escola puder entender que o aluno real pode não corresponder a criança ideal, e que diferentes caminhos podem ser trilhados na busca da educação ideal, passará a amparar essa criança, compreendendo suas diferenças.
id UFRJ_2cf6139aebdc9059345a2d7acb07d055
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19156
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnósticaEducaçãoDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeMedicalizaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tema central desta monografia é o vínculo entre medicalização e educação, com foco específico no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O problema apresentado procura compreender quais atitudes no ambiente escolar endossam o encaminhamento de crianças aos especialistas e a alimentar a proliferação do diagnóstico de TDAH. O objetivo é analisar o porquê do encaminhamento de crianças para diagnóstico de TDAH é realizado majoritariamente pela instituição escolar, buscando também explicitar o conceito de TDAH; compreender o aumento do TDAH na atualidade; evidenciar os meios que a escola tem para identificar o TDAH; investigar a relação entre encaminhamento para diagnóstico e a prática docente; e, por fim, compreender a relação entre o diagnóstico e a medicalização da educação e da infância. A metodologia deste trabalho se baseia em uma pesquisa bibliográfica, organizada em busca de referências com visões distintas do tema, aprofundando o campo das controvérsias. Esta revisão bibliográfica examina desde autores clássicos, defensores da existência do transtorno a autores donos de uma visão mais crítica e ampliada, incluindo também outras referências que estendem a discussão para o campo educacional. Como resultado, verifica-se a existência de uma íntima ligação entre a escola e a produção do diagnóstico do que passa a se chamar de comportamento fora dos padrões. O olhar do professor está sendo condicionado por meio de um processo de medicalização da educação e da vida a considerar essa criança como alguém que possui um “problema”. A desresponsabilização do sistema educação frente ao fracasso escolar é também uma das razões para que o corpo escolar oriente as famílias de alunos a buscarem auxílio médico para este “problema”. Observa-se, assim, que a criança que não corresponde a um ideal de educação é inserida em um ciclo de diferenciação em relação às demais, seguido de encaminhamento ao diagnóstico e, posteriormente, à medicação. Um ciclo marcado, ao final, pela culpabilização do aluno por um possível fracasso e pela desresponsabilização dos demais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Em conclusão, se a escola puder entender que o aluno real pode não corresponder a criança ideal, e que diferentes caminhos podem ser trilhados na busca da educação ideal, passará a amparar essa criança, compreendendo suas diferenças.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCarneiro, CristianaConstant, ElaineSalvador, FelipeSantos, Jaqueline dos2022-11-11T19:24:51Z2023-12-21T03:09:35Z2022-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Jaqueline dos. Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
title Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
spellingShingle Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
Santos, Jaqueline dos
Educação
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
title_full Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
title_fullStr Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
title_full_unstemmed Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
title_sort Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica
author Santos, Jaqueline dos
author_facet Santos, Jaqueline dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Cristiana
Constant, Elaine
Salvador, Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jaqueline dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O tema central desta monografia é o vínculo entre medicalização e educação, com foco específico no Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O problema apresentado procura compreender quais atitudes no ambiente escolar endossam o encaminhamento de crianças aos especialistas e a alimentar a proliferação do diagnóstico de TDAH. O objetivo é analisar o porquê do encaminhamento de crianças para diagnóstico de TDAH é realizado majoritariamente pela instituição escolar, buscando também explicitar o conceito de TDAH; compreender o aumento do TDAH na atualidade; evidenciar os meios que a escola tem para identificar o TDAH; investigar a relação entre encaminhamento para diagnóstico e a prática docente; e, por fim, compreender a relação entre o diagnóstico e a medicalização da educação e da infância. A metodologia deste trabalho se baseia em uma pesquisa bibliográfica, organizada em busca de referências com visões distintas do tema, aprofundando o campo das controvérsias. Esta revisão bibliográfica examina desde autores clássicos, defensores da existência do transtorno a autores donos de uma visão mais crítica e ampliada, incluindo também outras referências que estendem a discussão para o campo educacional. Como resultado, verifica-se a existência de uma íntima ligação entre a escola e a produção do diagnóstico do que passa a se chamar de comportamento fora dos padrões. O olhar do professor está sendo condicionado por meio de um processo de medicalização da educação e da vida a considerar essa criança como alguém que possui um “problema”. A desresponsabilização do sistema educação frente ao fracasso escolar é também uma das razões para que o corpo escolar oriente as famílias de alunos a buscarem auxílio médico para este “problema”. Observa-se, assim, que a criança que não corresponde a um ideal de educação é inserida em um ciclo de diferenciação em relação às demais, seguido de encaminhamento ao diagnóstico e, posteriormente, à medicação. Um ciclo marcado, ao final, pela culpabilização do aluno por um possível fracasso e pela desresponsabilização dos demais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Em conclusão, se a escola puder entender que o aluno real pode não corresponder a criança ideal, e que diferentes caminhos podem ser trilhados na busca da educação ideal, passará a amparar essa criança, compreendendo suas diferenças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11T19:24:51Z
2022-05-25
2023-12-21T03:09:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline dos. Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19156
identifier_str_mv SANTOS, Jaqueline dos. Medicalização da educação: o TDAH e sua produção diagnóstica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456039173095424