O consumidor on-line: estudo do comportamento e das motivações dos consumidores no ambiente virtual.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13148 |
Resumo: | A Internet vem apresentando um grande desenvolvimento nos últimos anos. Sua popularização modificou comportamentos, estabeleceu uma nova cultura e impactou nos modelos de relações sociais até então conhecidas. A revolução da informação fez surgir uma Nova Era, na qual nasce uma nova economia, uma nova política e uma nova sociedade. O impacto da Internet tem relação direta com a atividade empresarial, uma vez que cria diferentes canais de distribuição e promoção. Por isso, é importante que as companhias estejam alertas de modo a adequarem seus compostos de marketing, principalmente no sentido de estabelecer um canal de comunicação que possa conectá-las ainda mais aos seus clientes. Mas, para que esta aproximação ocorra é necessário que sejam conhecidos os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor on-line. Este estudo tem como objetivo, justamente, compreender como a Internet afetas as atividades empresariais e o comportamento dos consumidores. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico de modo a entender o surgimento e o avanço da Web na sociedade, bem como compreender como a rede influencia as estratégias de marketing das empresas e o comportamento do consumidor. Este estudo está dividido em quatro partes. A primeira parte é uma revisão da literatura disponível acerca do surgimento e das tendências da Internet de um modo geral. A segunda parte foca nas implicações da Web no mundo nos negócios, evidenciando o surgimento de novas estratégias e de novos modelos de Mix de Marketing. A terceira parte ilustra os principais conceitos sobre Comportamento do Consumidor, bem como, os fatores que o influencia. Por fim a última parte do estudo consiste numa pesquisa qualitativa que tem como objetivo compreender os aspectos que norteiam o comportamento dos usuários de Internet em suas navegações e compras no ambiente virtual. |
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Lima, Natalia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874Leite, Valdecy Faria2020-10-02T22:59:15Z2023-11-30T03:01:41Z2009http://hdl.handle.net/11422/13148Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-02-08T14:48:02Z No. of bitstreams: 1 Monografia Natalia de Oliveira Lima DRE 105.083.999.pdf: 304282 bytes, checksum: 6428c0d434d6d943c58570e33494d612 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-10-02T22:59:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Natalia de Oliveira Lima DRE 105.083.999.pdf: 304282 bytes, checksum: 6428c0d434d6d943c58570e33494d612 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-02T22:59:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Natalia de Oliveira Lima DRE 105.083.999.pdf: 304282 bytes, checksum: 6428c0d434d6d943c58570e33494d612 (MD5) Previous issue date: 2009A Internet vem apresentando um grande desenvolvimento nos últimos anos. Sua popularização modificou comportamentos, estabeleceu uma nova cultura e impactou nos modelos de relações sociais até então conhecidas. A revolução da informação fez surgir uma Nova Era, na qual nasce uma nova economia, uma nova política e uma nova sociedade. O impacto da Internet tem relação direta com a atividade empresarial, uma vez que cria diferentes canais de distribuição e promoção. Por isso, é importante que as companhias estejam alertas de modo a adequarem seus compostos de marketing, principalmente no sentido de estabelecer um canal de comunicação que possa conectá-las ainda mais aos seus clientes. Mas, para que esta aproximação ocorra é necessário que sejam conhecidos os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor on-line. Este estudo tem como objetivo, justamente, compreender como a Internet afetas as atividades empresariais e o comportamento dos consumidores. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico de modo a entender o surgimento e o avanço da Web na sociedade, bem como compreender como a rede influencia as estratégias de marketing das empresas e o comportamento do consumidor. Este estudo está dividido em quatro partes. A primeira parte é uma revisão da literatura disponível acerca do surgimento e das tendências da Internet de um modo geral. A segunda parte foca nas implicações da Web no mundo nos negócios, evidenciando o surgimento de novas estratégias e de novos modelos de Mix de Marketing. A terceira parte ilustra os principais conceitos sobre Comportamento do Consumidor, bem como, os fatores que o influencia. Por fim a última parte do estudo consiste numa pesquisa qualitativa que tem como objetivo compreender os aspectos que norteiam o comportamento dos usuários de Internet em suas navegações e compras no ambiente virtual.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComportamento do consumidorMarketingInternetO consumidor on-line: estudo do comportamento e das motivações dos consumidores no ambiente virtual.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMonografia Natalia de Oliveira Lima DRE 105.083.999.pdfMonografia Natalia de Oliveira Lima DRE 105.083.999.pdfapplication/pdf304282http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13148/1/Monografia+Natalia+de+Oliveira+Lima+DRE+105.083.999.pdf6428c0d434d6d943c58570e33494d612MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13148/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/131482023-11-30 00:01:41.58oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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