Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Fernandes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5695
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_1d3884c39229fc4432fcca101fd189f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor onlineMarketingInternetMarketing digitalRedes SociaisComportamento do ConsumidorMestrado em MarketingExame Público realizado em 27 de Abril de 2020A era digital é uma nova realidade para as empresas e torna-se necessário perceber as necessidades do consumidor atual perante estas mudanças. Atualmente as empresas, têm de estar em constante aprendizagem em relação ao mercado, de modo a conseguir atingir os seus objetivos. Assim sendo, primeiramente é importante a empresa analisar o perfil do seu público-alvo de modo a adotar as estratégias de marketing de acordo com as suas caraterísticas. Em concreto o público jovem é utilizador das redes sociais, pelo que a empresa deve aproveitar esse canal para se apresentar perante esse consumidor. Esta dissertação aborda o tema dos influenciadores digitais como recurso de marketing para as marcas de moda. Para conseguir melhor esta temática foi feita uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, dois estudos que envolveram influenciadores digitais e consumidores. Num primeiro estudo foram realizadas entrevistas com influenciadores digitais para conhecer melhor a sua atividade e a relação que têm com as marcas e com os consumidores. Num segundo estudo foi realizado um inquérito por questionário junto de consumidores para perceber qual a sua atitude em relação aos influenciadores digitais e até que ponto esta influência se reflete no consumo efetivo de produtos.The digital age is a new reality for companies and it is necessary to understand the needs of today's consumer in the face of these changes. Today, companies have to be constantly learning about the market in order to achieve their goals. Therefore, it is first important for the company to analyze the profile of its target audience in order to adopt marketing strategies according to their characteristics. Specifically, the young public is a user of social networks, so the company should take advantage of this channel to present itself to this consumer. This dissertation addresses the theme of digital influencers as a marketing resource for fashion brands. To better achieve this theme was made a bibliographic research and, later, two studies that involved digital influencers and consumers. In a first study, interviews were conducted with digital influencers to better understand their activity and their relationship with brands and consumers. In a second study, a consumer survey was conducted to understand their attitude towards digital influencers and the extent to which this influence is reflected in actual product consumption.2020-10-20T12:33:40Z2020-10-202019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5695http://hdl.handle.net/11067/5695TID:202506533porSilva, Ana Cristina Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:33.810470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
title Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
spellingShingle Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
Silva, Ana Cristina Fernandes da
Marketing
Internet
Marketing digital
Redes Sociais
Comportamento do Consumidor
title_short Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
title_full Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
title_fullStr Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
title_full_unstemmed Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
title_sort Influenciadores digitais de moda e comportamento do consumidor online
author Silva, Ana Cristina Fernandes da
author_facet Silva, Ana Cristina Fernandes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Internet
Marketing digital
Redes Sociais
Comportamento do Consumidor
topic Marketing
Internet
Marketing digital
Redes Sociais
Comportamento do Consumidor
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-10-20T12:33:40Z
2020-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5695
http://hdl.handle.net/11067/5695
TID:202506533
url http://hdl.handle.net/11067/5695
identifier_str_mv TID:202506533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765314859008