Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Juliana da Silva Agra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14903
Resumo: O consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.
id UFRJ_4083aba88a47b19eea5a7c394323f801
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14903
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Barbosa, Juliana da Silva AgraAzevedo, Sandro Tôrres deRibeiro, Tadeu CarvãoNogueira, Maria Alice de Faria2021-08-26T21:35:49Z2023-11-30T03:04:25Z2021-04-01BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14903Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-02T16:32:07Z No. of bitstreams: 1 JBarbosa.pdf: 743844 bytes, checksum: ecfbcb31b84f825f4c20527e2cdd9516 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-26T21:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBarbosa.pdf: 743844 bytes, checksum: ecfbcb31b84f825f4c20527e2cdd9516 (MD5) Previous issue date: 2021-04-01O consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOSeriadoGeraçõesMarketingConsumoRetromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14903/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALJBarbosa.pdfJBarbosa.pdfapplication/pdf743844http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14903/1/JBarbosa.pdfecfbcb31b84f825f4c20527e2cdd9516MD5111422/149032023-11-30 00:04:25.396oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
title Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
spellingShingle Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
Barbosa, Juliana da Silva Agra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Seriado
Gerações
Marketing
Consumo
title_short Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
title_full Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
title_fullStr Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
title_full_unstemmed Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
title_sort Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z
author Barbosa, Juliana da Silva Agra
author_facet Barbosa, Juliana da Silva Agra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Juliana da Silva Agra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, Tadeu Carvão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Maria Alice de Faria
contributor_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
Ribeiro, Tadeu Carvão
Nogueira, Maria Alice de Faria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Seriado
Gerações
Marketing
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Seriado
Gerações
Marketing
Consumo
description O consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T21:35:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-01
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14903
identifier_str_mv BARBOSA, Juliana da Silva Agra. Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14903/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14903/1/JBarbosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
ecfbcb31b84f825f4c20527e2cdd9516
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097210764361728