Retromarketing e Stranger Things: análise sobre a instrumentalização da nostalgia como estratégia de consumo para a geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Juliana da Silva Agra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14903
Resumo: O consumidor contemporâneo, ou hipermoderno, tem exigido mais do mercado no que tangem as inovações e a sua relação com o ato da compra e com o que ela representa. Esse sujeito se afastou da relação com o consumo a partir de uma perspectiva de representação social, e se aproximou de um novo comportamento que se preocupa com a satisfação dos seus desejos pessoais e a realização individual. Nesse contexto, o marketing ganhou ainda mais relevância ao propor estratégias às marcas para que se relacionem de forma emocional e profunda com seu público. Dentre elas, o apelo a um passado próximo através da instrumentalização da nostalgia se mostrou uma ferramenta significativamente eficiente para criar tais laços afetivos com o consumidor. A lógica do apelo a um passado idealizado é coerente ao pensar em um consumidor que de fato experienciou o tempo retomado, mas como justificar a eficiência desse apelo a um grupo geracional que não tem qualquer relação com esse tempo? O presente estudo se baseia em discussões a respeito da maneira como a nostalgia foi aplicada na produção de 2016 da Netflix, Stranger Things através dos esforços de retromarketing, e como isso atua sobre o comportamento de compra da Geração Z, apontando para suas motivações de compra, comportamentos em grupo e suas características comportamentais.
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