PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12601 |
Resumo: | É na sala de aula que se produz o saber da experiência (LARROSA, 2002), além de saberes específicos que correspondem ao campo. Atentos a esse espaço de formação docente e no interesse por experiências concretas na formação inicial de professores, investigamos a produção de saberes docentes para alfabetização no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos iniciais. Delineamos nossa pesquisa traçando o seguinte objetivo: analisar os saberes específicos para o ensino da leitura e da escrita construídos no decorrer da formação inicial âmbito do PIBID/UFRJ/PEDAGOGIA - Ensino Fundamental I. Apoiados em uma perspectiva qualitativa, realizamos com duas bolsistas que estiveram no PIBID Pedagogia do ano de 2014 até 2017. As informações foram obtidas por meio do instrumento saberes alfabetizadores, que é conjunto de saberes e práticas da educação e por meio da análise de seus portfólios. Nossa leitura e a análise desse material permitiu refazer sua trajetória e nos ajudaram a compreender a formação inicial do professor alfabetizador. Como resultado, dentro de categorias que emergiram da leitura e análise do material fornecido pelos sujeitos, entendemos que programas como PIBID colocam o professor e na sala de aula como produtores do saber da experiência. Trazendo para o campo da alfabetização, a experiência possibilita a construção de práticas alfabetizadoras com contexto, que compreende diversas possibilidades pedagógicas, transpassando a prática de decodificação de sons e letras. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência revela um potencial de entrelaçamento teórico e prático na alfabetização, reconhecendo que a formação para o ensino da leitura e da escrita requer conhecer o educando que está em sala de aula, para (possivelmente) acontecer uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRJ_44933e2c8eb6e2cb86ffc7f4569cc0cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12601 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicialAlfabetizaçãoFormação de ProfessoresPrática pedagógicaIniciação à docênciaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS EDUCACAOÉ na sala de aula que se produz o saber da experiência (LARROSA, 2002), além de saberes específicos que correspondem ao campo. Atentos a esse espaço de formação docente e no interesse por experiências concretas na formação inicial de professores, investigamos a produção de saberes docentes para alfabetização no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos iniciais. Delineamos nossa pesquisa traçando o seguinte objetivo: analisar os saberes específicos para o ensino da leitura e da escrita construídos no decorrer da formação inicial âmbito do PIBID/UFRJ/PEDAGOGIA - Ensino Fundamental I. Apoiados em uma perspectiva qualitativa, realizamos com duas bolsistas que estiveram no PIBID Pedagogia do ano de 2014 até 2017. As informações foram obtidas por meio do instrumento saberes alfabetizadores, que é conjunto de saberes e práticas da educação e por meio da análise de seus portfólios. Nossa leitura e a análise desse material permitiu refazer sua trajetória e nos ajudaram a compreender a formação inicial do professor alfabetizador. Como resultado, dentro de categorias que emergiram da leitura e análise do material fornecido pelos sujeitos, entendemos que programas como PIBID colocam o professor e na sala de aula como produtores do saber da experiência. Trazendo para o campo da alfabetização, a experiência possibilita a construção de práticas alfabetizadoras com contexto, que compreende diversas possibilidades pedagógicas, transpassando a prática de decodificação de sons e letras. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência revela um potencial de entrelaçamento teórico e prático na alfabetização, reconhecendo que a formação para o ensino da leitura e da escrita requer conhecer o educando que está em sala de aula, para (possivelmente) acontecer uma aprendizagem significativa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmorim, Rejane Maria de AlmeidaCruz, Giseli BarretoCampelo, Talita da SilvaCruz, Gabriel Murillo Rocha da2020-06-24T21:27:51Z2023-12-21T03:06:10Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCRUZ, Gabriel Murillo Rocha da. PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação Inicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12601Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
title |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
spellingShingle |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial Cruz, Gabriel Murillo Rocha da Alfabetização Formação de Professores Prática pedagógica Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO |
title_short |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
title_full |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
title_fullStr |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
title_full_unstemmed |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
title_sort |
PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação inicial |
author |
Cruz, Gabriel Murillo Rocha da |
author_facet |
Cruz, Gabriel Murillo Rocha da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Rejane Maria de Almeida Cruz, Giseli Barreto Campelo, Talita da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Gabriel Murillo Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Formação de Professores Prática pedagógica Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO |
topic |
Alfabetização Formação de Professores Prática pedagógica Iniciação à docência CNPQ::CIENCIAS HUMANAS EDUCACAO |
description |
É na sala de aula que se produz o saber da experiência (LARROSA, 2002), além de saberes específicos que correspondem ao campo. Atentos a esse espaço de formação docente e no interesse por experiências concretas na formação inicial de professores, investigamos a produção de saberes docentes para alfabetização no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos anos iniciais. Delineamos nossa pesquisa traçando o seguinte objetivo: analisar os saberes específicos para o ensino da leitura e da escrita construídos no decorrer da formação inicial âmbito do PIBID/UFRJ/PEDAGOGIA - Ensino Fundamental I. Apoiados em uma perspectiva qualitativa, realizamos com duas bolsistas que estiveram no PIBID Pedagogia do ano de 2014 até 2017. As informações foram obtidas por meio do instrumento saberes alfabetizadores, que é conjunto de saberes e práticas da educação e por meio da análise de seus portfólios. Nossa leitura e a análise desse material permitiu refazer sua trajetória e nos ajudaram a compreender a formação inicial do professor alfabetizador. Como resultado, dentro de categorias que emergiram da leitura e análise do material fornecido pelos sujeitos, entendemos que programas como PIBID colocam o professor e na sala de aula como produtores do saber da experiência. Trazendo para o campo da alfabetização, a experiência possibilita a construção de práticas alfabetizadoras com contexto, que compreende diversas possibilidades pedagógicas, transpassando a prática de decodificação de sons e letras. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência revela um potencial de entrelaçamento teórico e prático na alfabetização, reconhecendo que a formação para o ensino da leitura e da escrita requer conhecer o educando que está em sala de aula, para (possivelmente) acontecer uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2020-06-24T21:27:51Z 2023-12-21T03:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Gabriel Murillo Rocha da. PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação Inicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/12601 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Gabriel Murillo Rocha da. PIBID e alfabetização: saberes docentes construídos na formação Inicial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008428847104 |