Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11722 |
Resumo: | A análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ. |
id |
UFRJ_452bcf63c6de52468f07ed423d315d88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/11722 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de JaneiroSatisfação discenteCurso de Ciências ContábeisEstudo de casoUniversidade Federal do Rio de JaneiroCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCarvalho, Marcia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8118819868709277Marçal, Ronan Reishttp://lattes.cnpq.br/7708460729514020Sousa, Samuel Lucas de2020-04-07T20:35:06Z2023-12-21T03:07:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11722Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro Sousa, Samuel Lucas de Satisfação discente Curso de Ciências Contábeis Estudo de caso Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author |
Sousa, Samuel Lucas de |
author_facet |
Sousa, Samuel Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Marcia da Silva http://lattes.cnpq.br/8118819868709277 Marçal, Ronan Reis http://lattes.cnpq.br/7708460729514020 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Samuel Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação discente Curso de Ciências Contábeis Estudo de caso Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Satisfação discente Curso de Ciências Contábeis Estudo de caso Universidade Federal do Rio de Janeiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
A análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-04-07T20:35:06Z 2023-12-21T03:07:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/11722 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/11722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455988364345344 |