Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Samuel Lucas de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11722
Resumo: A análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ.
id UFRJ_452bcf63c6de52468f07ed423d315d88
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11722
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de JaneiroSatisfação discenteCurso de Ciências ContábeisEstudo de casoUniversidade Federal do Rio de JaneiroCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISA análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJCarvalho, Marcia da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8118819868709277Marçal, Ronan Reishttp://lattes.cnpq.br/7708460729514020Sousa, Samuel Lucas de2020-04-07T20:35:06Z2023-12-21T03:07:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/11722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11722Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
title Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
spellingShingle Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sousa, Samuel Lucas de
Satisfação discente
Curso de Ciências Contábeis
Estudo de caso
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_fullStr Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_sort Avaliação da satisfação discente com o curso de ciências contábeis : um estudo de caso na Universidade Federal do Rio de Janeiro
author Sousa, Samuel Lucas de
author_facet Sousa, Samuel Lucas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Marcia da Silva
http://lattes.cnpq.br/8118819868709277
Marçal, Ronan Reis
http://lattes.cnpq.br/7708460729514020
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Samuel Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação discente
Curso de Ciências Contábeis
Estudo de caso
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Satisfação discente
Curso de Ciências Contábeis
Estudo de caso
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description A análise da satisfação discente com os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) assume papel relevante para averiguação e identificação de possíveis problemas no serviço educacional e para a proposição de melhorias nos cursos, uma vez quer o grau de satisfação/insatisfação dos alunos pode estar diretamente relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos pelas Universidades. Com isso, esta pesquisa buscou analisar o grau de satisfação dos discentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o curso de Ciências Contábeis. Este estudo teve uma abordagem quantitativa e como estratégia pesquisa foi utilizado o estudo de caso. Quanto aos procedimentos ele é do tipo Survey. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sendo obtida uma amostra de 219 respondentes. A amostra é caracterizada predominantemente por alunos do gênero masculino, com idades entre 21 e 26 anos, cursando entre o 7º e o 9º período, com vínculos empregatícios e matriculados no campus Praia Vermelha. Aplicando a técnica estatística de análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o modelo de variáveis é estatisticamente confiável e que as os atributos estudados explicam, aproximadamente 77% do nível de Satisfação Geral dos alunos. Constatou-se com os resultados que o Envolvimento dos Professores (EP) e o Interesse dos Estudantes (IE) são os fatores que mais se correlacionam com a Satisfação Geral (SG) e que a as Demandas do Curso (DC) e Organização do Curso (OC) tem um papel sensivelmente mais relevante para os alunos do que a Interação entre os Professores e os Estudantes (IPE). A partir desses resultados, pôde-se concluir que os alunos respondentes consideraram que o engajamento dos professores e dedicação deles às aulas, a forma de desenvolvimento das atividades em sala de aula, a forma como os conteúdos são apresentados e a sua própria motivação e interesse com o aprendizado, são os aspectos que mais estão contribuindo para sua satisfação com o curso de Ciências Contábeis da UFRJ.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-07T20:35:06Z
2023-12-21T03:07:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11722
url http://hdl.handle.net/11422/11722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988364345344