A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6265 |
Resumo: | Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional. |
id |
UFRJ_475d2cdc264cdd39b4499485dd4462f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6265 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de químicaInstrumentação analíticaEnsino de químicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMelo Filho, João Massenahttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335Medeiros, Marta Eloísahttp://lattes.cnpq.br/5269536079972055Marchiori, RobertoGonçalves, Anderson Rebelo2019-01-28T20:18:34Z2023-12-21T03:05:48Z2009-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6265Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
title |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
spellingShingle |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química Gonçalves, Anderson Rebelo Instrumentação analítica Ensino de química Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
title_full |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
title_fullStr |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
title_full_unstemmed |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
title_sort |
A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química |
author |
Gonçalves, Anderson Rebelo |
author_facet |
Gonçalves, Anderson Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo Filho, João Massena http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 Medeiros, Marta Eloísa http://lattes.cnpq.br/5269536079972055 Marchiori, Roberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Anderson Rebelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrumentação analítica Ensino de química Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Instrumentação analítica Ensino de química Ensino médio CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-20 2019-01-28T20:18:34Z 2023-12-21T03:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6265 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455980764266496 |