A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Anderson Rebelo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6265
Resumo: Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional.
id UFRJ_475d2cdc264cdd39b4499485dd4462f7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6265
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de químicaInstrumentação analíticaEnsino de químicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICACada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMelo Filho, João Massenahttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335Medeiros, Marta Eloísahttp://lattes.cnpq.br/5269536079972055Marchiori, RobertoGonçalves, Anderson Rebelo2019-01-28T20:18:34Z2023-12-21T03:05:48Z2009-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6265Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
title A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
spellingShingle A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
Gonçalves, Anderson Rebelo
Instrumentação analítica
Ensino de química
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
title_full A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
title_fullStr A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
title_full_unstemmed A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
title_sort A abordagem da instrumentação analítica e seus perfis no ensino médio tecnológico de química
author Gonçalves, Anderson Rebelo
author_facet Gonçalves, Anderson Rebelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo Filho, João Massena
http://lattes.cnpq.br/3410418813271335
Medeiros, Marta Eloísa
http://lattes.cnpq.br/5269536079972055
Marchiori, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Anderson Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentação analítica
Ensino de química
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Instrumentação analítica
Ensino de química
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Cada vez mais os desafios trazidos pelo ensino da química no ensino médio e tecnológico tornam-se mais explícitos. Percebe-se que por se tratar de uma matéria com conceitos muitas vezes abstratos, não é possível cativar a atenção dos alunos ou até mesmo estimulá-los a seguir uma carreira nesta área, sem que estes conheçam previamente as aplicabilidades da disciplina. Os futuros professores chegam, inúmeras vezes, a fazer a seguinte pergunta: Como elaborar uma prática ou abordagem, a fim de que o ensino da química torne-se cada vez mais interessante e contextualizado do ponto de vista dos alunos? Seguindo esta linha e tentando responder a pergunta, procura-se, principalmente, abordar temas através de aulas com experimentos mais atuais e abordagens que não envolvam uma carga de teoria tão massante. Os professores do ensino médio estão diante de duas situações bem distintas, são elas: o ensino médio e o tecnológico. No primeiro, os alunos estão submetidos a todas as disciplinas e muitas vezes tais escolas têm o objetivo de prepará-los para o ingresso na universidade através do modelo atual de vestibular, destacando pontos cruciais das disciplinas abordados nos conscursos de ingresso. Já no segundo, o ensino tecnológico, a estrutura curricular que visa formar profissionais, principalmente para a indústria, possui em seu conteúdo uma quantidade suficiente de conceitos teóricos e também aulas práticas para uma melhor compreensão e desenvolvimento do que foi abordado em sala de aula, mas mesmo assim, sob a perspectiva que estamos preparando um profissional, este mesmo conteúdo carece de atualidades e direcionamento. Além disso, existem casos em que os alunos que fazem parte deste tipo de ensino, muitas vezes ficam frustrados pelo fato de estarem envolvidos com tantos conceitos e ao fim de todo o período em que estudaram, não enxergarem as aplicações da química em sua vida profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-20
2019-01-28T20:18:34Z
2023-12-21T03:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6265
url http://hdl.handle.net/11422/6265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455980764266496