Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17156 |
Resumo: | Este trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos. |
id |
UFRJ_8bd27dc12ad1ebbc3467133a64f7ef14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17156 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídioEducaçãoAlves, Rubem, 1933-2014PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOEste trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiBorges, André de BarrosSilva, Alexandre Palma daSouza, Bruna Melonio de2022-06-13T17:36:25Z2023-12-21T03:08:53Z2021-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
title |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
spellingShingle |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio Souza, Bruna Melonio de Educação Alves, Rubem, 1933-2014 Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
title_full |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
title_fullStr |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
title_full_unstemmed |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
title_sort |
Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio |
author |
Souza, Bruna Melonio de |
author_facet |
Souza, Bruna Melonio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi Borges, André de Barros Silva, Alexandre Palma da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruna Melonio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alves, Rubem, 1933-2014 Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
topic |
Educação Alves, Rubem, 1933-2014 Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
Este trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23 2022-06-13T17:36:25Z 2023-12-21T03:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/17156 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456030167924736 |