Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Melonio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17156
Resumo: Este trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos.
id UFRJ_8bd27dc12ad1ebbc3467133a64f7ef14
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17156
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídioEducaçãoAlves, Rubem, 1933-2014PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOEste trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiBorges, André de BarrosSilva, Alexandre Palma daSouza, Bruna Melonio de2022-06-13T17:36:25Z2023-12-21T03:08:53Z2021-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17156Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
title Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
spellingShingle Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
Souza, Bruna Melonio de
Educação
Alves, Rubem, 1933-2014
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
title_full Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
title_fullStr Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
title_full_unstemmed Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
title_sort Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio
author Souza, Bruna Melonio de
author_facet Souza, Bruna Melonio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scofano, Reuber Gerbassi
Borges, André de Barros
Silva, Alexandre Palma da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruna Melonio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alves, Rubem, 1933-2014
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
topic Educação
Alves, Rubem, 1933-2014
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description Este trabalho se dedica à análise da vida e da obra de Rubem Alves, principalmente os três livros da trilogia Para quem gosta de ensinar, ou seja, Conversas com quem gosta de ensinar (1980), Estórias de quem gosta de ensinar (1984) e A alegria de ensinar (1994) e a influência que exerceu no cenário da educação brasileira. Discutimos, além disso, a questão do fracasso escolar e as possibilidades para a sua redução mediante o pensamento desse autor e que tipo de educador ele considera ideal. A metodologia empregada foi o estudo bibliográfico, qualitativo e com abordagem descritiva. Conceitos-chave do pensamento desse intelectual, tais como corpo, alegria, linguagem e liberdade são discutidos ao longo do trabalho e, apesar de não propor uma teoria ou método específico, é possível entender o que o autor acredita sobre educação e formas de fazer com que ela se torne melhor, se afastando de uma educação tradicionalista e voltada apenas para o mercado ou para a produção e se aproximando da formação de indivíduos e cidadãos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23
2022-06-13T17:36:25Z
2023-12-21T03:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/17156
identifier_str_mv SOUZA, Bruna Melonio de. Rubens Alves e a trilogia Para quem gosta de ensinar: possibilidades de caminho para dirimir o pedagocídio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/17156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030167924736