A nova TV online: um estudo de caso sobre o Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, João Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/862
Resumo: A revolução digital vem transformando todos os aspectos da indústria audiovisual. Este novo panorama se expande para além dos meios tradicionais e um negócio voltado para a convergência midiática entre Internet e TV surge como peça relevante: o Netflix. Inserido em um contexto de consumo multiplataforma e não linear, o serviço de TV online por assinatura já acarretou uma série de mudanças no setor: inicialmente na sua forma de ofertar produtos para consumo e, em seguida, também sobre o campo da produção. O objetivo desta monografia é analisar como o Netflix promove um novo modo de assistir televisão, modificando as atuais relações de produção, distribuição e consumo audiovisual. Primeiramente, a revisão teórica aborda os mais importantes fatos históricos da televisão no Brasil, trazendo as mudanças sociais e tecnológicas trazidas por ela, até a TV online. Em seguida, apresenta-se a cultura da convergência dos meios proposta por Jenkins, discutida com temas como a cultura das séries e a teoria da cauda longa de Anderson. Esta última articula as atuais formas de produção e consumo como maneira de conquistar diferentes mercados de nicho. Realizou-se, através de estudo de caso, uma análise da plataforma de consumo online do Netflix, considerando seu histórico, funcionalidades e conteúdo. Pode-se analisar importantes alterações trazidas pelo Netflix na até então tradicional dinâmica da cadeia audiovisual. Alterações que podem, principalmente, indicar as novas formas de integração da TV no futuro, e não definir se um modelo – conteúdo em fluxo ou sob demanda- deve prevalecer sobre o outro.
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