Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21172 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ. |
id |
UFRJ_52906a101a995d6aa53ad18c10ac229a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21172 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJDance and somatic education: experiences with the field of somatic education during dance training at UFRJEducação somáticasomatic educationdançadancingpesquisaresearchexperiênciaexperienceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIAResumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJRibeiro, Ruth Silva TorralbaIkeoka, Tânia TiemiLaranjeira, Lidia CostaLeite, Patricia Andrade da Silva2023-07-20T15:50:41Z2023-12-21T03:03:18Z2021-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/21172porBOLSANELLO, Débora Pereira. Afinal, o que é educação somática? Em: BOLSANELLO, Débora Pereira (Org.). Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2° ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. 430p. _________ Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. _________ Notas sobre a experiência e o saber da experiência. . Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abril, 2000.DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977... São Paulo: Summus, 2000. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. IN: O PERCEVEJO, vo. 2, n.2, julh-dez 2010. LIMA, José Antonio de Oliviera. Educação somática: limites e abrangências. Pro- Posições, v.21, n.2, p.51-68, 2010. MARKONDES, Elaine de. Dança e educação somática: uma parceria para o movimento inteligente. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera (orgs). Pesquisa em dança – Volume I. Joinville: Letradágua, 2008. MEYER, André, TOMÁZ, Fabiana de Araújo, EARP, Ana Célia de Sá, VIEYRA, Adalberto. Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Anais ABRACE: v. 19, n. 1 (2018). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/viewFile/4175/4190 Acessado em 02/2021. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança (UFBA), ano 12, n.13, p.48-54, 2009. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21172Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ Dance and somatic education: experiences with the field of somatic education during dance training at UFRJ |
title |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
spellingShingle |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ Leite, Patricia Andrade da Silva Educação somática somatic education dança dancing pesquisa research experiência experience CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
title_short |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
title_full |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
title_fullStr |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
title_full_unstemmed |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
title_sort |
Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ |
author |
Leite, Patricia Andrade da Silva |
author_facet |
Leite, Patricia Andrade da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Ruth Silva Torralba Ikeoka, Tânia Tiemi Laranjeira, Lidia Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Patricia Andrade da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação somática somatic education dança dancing pesquisa research experiência experience CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
topic |
Educação somática somatic education dança dancing pesquisa research experiência experience CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
description |
Resumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24 2023-07-20T15:50:41Z 2023-12-21T03:03:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/21172 |
identifier_str_mv |
LEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BOLSANELLO, Débora Pereira. Afinal, o que é educação somática? Em: BOLSANELLO, Débora Pereira (Org.). Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2° ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. 430p. _________ Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. _________ Notas sobre a experiência e o saber da experiência. . Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abril, 2000.DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977... São Paulo: Summus, 2000. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. IN: O PERCEVEJO, vo. 2, n.2, julh-dez 2010. LIMA, José Antonio de Oliviera. Educação somática: limites e abrangências. Pro- Posições, v.21, n.2, p.51-68, 2010. MARKONDES, Elaine de. Dança e educação somática: uma parceria para o movimento inteligente. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera (orgs). Pesquisa em dança – Volume I. Joinville: Letradágua, 2008. MEYER, André, TOMÁZ, Fabiana de Araújo, EARP, Ana Célia de Sá, VIEYRA, Adalberto. Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Anais ABRACE: v. 19, n. 1 (2018). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/viewFile/4175/4190 Acessado em 02/2021. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança (UFBA), ano 12, n.13, p.48-54, 2009. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Educação Física e Desportos UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456048947920896 |