Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Patricia Andrade da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21172
Resumo: Resumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ.
id UFRJ_52906a101a995d6aa53ad18c10ac229a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21172
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJDance and somatic education: experiences with the field of somatic education during dance training at UFRJEducação somáticasomatic educationdançadancingpesquisaresearchexperiênciaexperienceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIAResumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Educação Física e DesportosUFRJRibeiro, Ruth Silva TorralbaIkeoka, Tânia TiemiLaranjeira, Lidia CostaLeite, Patricia Andrade da Silva2023-07-20T15:50:41Z2023-12-21T03:03:18Z2021-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/21172porBOLSANELLO, Débora Pereira. Afinal, o que é educação somática? Em: BOLSANELLO, Débora Pereira (Org.). Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2° ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. 430p. _________ Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. _________ Notas sobre a experiência e o saber da experiência. . Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abril, 2000.DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977... São Paulo: Summus, 2000. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. IN: O PERCEVEJO, vo. 2, n.2, julh-dez 2010. LIMA, José Antonio de Oliviera. Educação somática: limites e abrangências. Pro- Posições, v.21, n.2, p.51-68, 2010. MARKONDES, Elaine de. Dança e educação somática: uma parceria para o movimento inteligente. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera (orgs). Pesquisa em dança – Volume I. Joinville: Letradágua, 2008. MEYER, André, TOMÁZ, Fabiana de Araújo, EARP, Ana Célia de Sá, VIEYRA, Adalberto. Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Anais ABRACE: v. 19, n. 1 (2018). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/viewFile/4175/4190 Acessado em 02/2021. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança (UFBA), ano 12, n.13, p.48-54, 2009. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21172Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
Dance and somatic education: experiences with the field of somatic education during dance training at UFRJ
title Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
spellingShingle Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
Leite, Patricia Andrade da Silva
Educação somática
somatic education
dança
dancing
pesquisa
research
experiência
experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
title_short Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
title_full Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
title_fullStr Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
title_full_unstemmed Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
title_sort Dança e educação somática: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ
author Leite, Patricia Andrade da Silva
author_facet Leite, Patricia Andrade da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ruth Silva Torralba
Ikeoka, Tânia Tiemi
Laranjeira, Lidia Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Patricia Andrade da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação somática
somatic education
dança
dancing
pesquisa
research
experiência
experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
topic Educação somática
somatic education
dança
dancing
pesquisa
research
experiência
experience
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
description Resumo: O presente trabalho pretende em primeiro lugar trazer reflexões acerca do campo da Educação Somática a partir da pesquisa bibliográfica, e também da experiência de escuta de saberes e experiências em entrevistas feitas com professoras que atuam no campo. Além disso, este trabalho visa analisar o espaço que o campo da Educação Somática tem na graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a forma como ele aparece tanto na formação do aluno, como no currículo acadêmico. Paratal, foi feito uma pesquisa com alunos e professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, realizada através de um questionário online. A pesquisa ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, com análise de dados através de gráficos e escalas que pudessem mensurar as respostas e mostrar os dados estatísticos. Além disso, foram apresentados esquemas com algumas falas, ressaltando os dados qualitativos que são as experiências desses alunos e professores com o campo durante sua trajetória discente e docente na UFRJ.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24
2023-07-20T15:50:41Z
2023-12-21T03:03:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/21172
identifier_str_mv LEITE, Patricia Andrade da Silva. DANÇA E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: experiências com o campo da educação somática durante a formação em dança da UFRJ. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança)- Curso de Dança, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/21172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BOLSANELLO, Débora Pereira. Afinal, o que é educação somática? Em: BOLSANELLO, Débora Pereira (Org.). Em pleno corpo: Educação Somática, movimento e saúde. 2° ed. Curitiba: Juruá Editora, 2010. 430p. _________ Educação somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, Rio Claro, v.11 n.2 p.99-106, mai./ago. 2005. BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em educação. Tradução Maria Carmem Silveira Barbosa e Suzana Beatriz Fernandes. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n 2, p. 04-27, jul./dez. 2011. _________ Notas sobre a experiência e o saber da experiência. . Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abril, 2000.DOMENICI, Eloisa. O encontro entre dança e educação somática como interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 69-85, maio/ago. 2010. FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento: exercícios fáceis de fazer, para melhorar a postura, visão, imaginação e percepção de si mesmo. São Paulo: Summus, 1977... São Paulo: Summus, 2000. GINOT, Isabelle. Para uma epistemologia das técnicas de Educação Somática. IN: O PERCEVEJO, vo. 2, n.2, julh-dez 2010. LIMA, José Antonio de Oliviera. Educação somática: limites e abrangências. Pro- Posições, v.21, n.2, p.51-68, 2010. MARKONDES, Elaine de. Dança e educação somática: uma parceria para o movimento inteligente. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera (orgs). Pesquisa em dança – Volume I. Joinville: Letradágua, 2008. MEYER, André, TOMÁZ, Fabiana de Araújo, EARP, Ana Célia de Sá, VIEYRA, Adalberto. Mapeamento da influência do legado de Helenita Sá Earp no perfil profissional de egressos dos cursos de graduação em dança da UFRJ. Anais ABRACE: v. 19, n. 1 (2018). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/viewFile/4175/4190 Acessado em 02/2021. STRAZZACAPPA, Marcia. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. REPERTÓRIO: Teatro & Dança (UFBA), ano 12, n.13, p.48-54, 2009. VIEIRA, Marcilio. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 127-147, jan./abr. 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Educação Física e Desportos
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456048947920896